PMS: Setor de serviços desacelera 0,8% no Distrito Federal em abril

• O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 0,8% em abril de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 1,6% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 1,5% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 6,8%.
  • Os Serviços de informação e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 25,1% em relação a abril de 2022.

A Tabela 1 apresenta os indicadores do nível de atividade do setor de serviços no Distrito Federal e no Brasil, referente ao mês de abril de 2023.  Considerando os dados com ajuste sazonal, tanto na capital federal quanto no Brasil, o resultado foi de desaceleração do volume de serviços, em relação ao mês imediatamente anterior. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, o resultado foi mais favorável no Distrito Federal, com crescimento de 6,6%, enquanto a média nacional foi de 2,7%. O contrário ocorre quando analisada a variação acumulada entre os meses de janeiro e abril de 2023, com crescimento de 2,6%, no Distrito Federal, e de 4,8% no país. Finalmente, considerando a variação acumulada nos últimos 12 meses até abril, o cenário é de queda atividade de serviços no Distrito Federal, enquanto no Brasil nota-se um avanço de 6,8%, na mesma base de comparação.

Tabela 1 – Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – abril de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Conforme ilustrado no Gráfico 1, o nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou queda de 0,8% em abril de 2023 em relação ao mês de março do mesmo ano, já descontado o efeito sazonal do período. O resultado representa a oitava queda observada na capital federal nos últimos 12 meses. A nível nacional, a variação também apresentou sinal negativo, calculada em -1,6% na mesma base de comparação.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – maio de 2022 a abril de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

O Gráfico 2 apresenta o resultado da variação mensal do volume de serviços no Distrito Federal para os meses de abril nos últimos cinco anos. Em 2023, ocorreu um crescimento de 6,6% na capital federal, sendo este o melhor desempenho registrado para o mês de abril desde 2019.  Já o Brasil registrou variação positiva de 2,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de abril – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

O Gráfico 3 traz um comparativo entre a variação mensal do Distrito Federal e das 26 Unidades da Federação. Nesse sentido, o Distrito Federal apresentou o 9º melhor desempenho mensal, empatado com o estado de Roraima e acima da media nacional, calculada em 2,7%. A maior variação mensal foi observada no estado do Acre, com 11,9%, enquanto a menor variação, novamente, foi registrada no estado do Amapá, com -4,2%.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – abril de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Variação mensal por segmento

Analisando a variação mensal do volume da atividades de serviços por segmentos considerados pela PMS, o Gráfico 4 aponta que a maior variação foi observada em Serviços de informação e comunicação, sendo de 25,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Serviços profissionais, administrativos e complementares com 21,4%; Serviços prestados às famílias com 7,4%; e Outros serviços com 6,5%. O segment de  Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi o único a registrar variação negativa no período analisado, com queda de 23,6%.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – abril de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses

O Gráfico 5 ilustra a evolução do indicador de variação acumulada em 12 meses no Distrito Federal e no Brasil. O desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de -1,5% em abril de 2023, sendo a quinta queda consecutiva registrada no setor. Já no Brasil, o setor mantém variações positivas, porém com tendência de desaceleração. Em abril, o indicador apresentou a menor variação dos últimos 12 meses,  registrando crescimento de 6,8% entre maio de 2022 e abril de 2023 com relação a igual período do ano anterior.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – abril de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Conforme apresentado no Gráfico 6, a análise de longo prazo por tipo de atividade de serviço aponta que os segmentos de Serviços prestados às famílias e  de Serviços profissionais, administrativos e complementares obtiveram o melhor desempenho do período, com variação positiva de 12,4% e 7,3%, respectivamente, no acumulado em 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior. Os demais segmentos apresentaram variações negativas,  sendo de -5,6%, para o de Outros serviços  e de Transportes e correio  e de -3,7% para o de Serviços de informação e comunicação.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – abril de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %