IPCA_especial: Prévia da inflação em 0,62% no DF

  • O IPCA-15 do Distrito Federal se elevou em 0,62% no período de 12 de janeiro a 14 de fevereiro.
  • O resultado é maior do que a média nacional, que foi de 0,48% no período.
  • As principais contribuições vieram dos grupos de Transporte (+0,53 p.p.) e Alimentação e bebidas (+0,12 p.p.), enquanto Habitação (-0,09 p.p.) foi destaque na ponta negativa.
  • A Gasolina representou a maior alta entre os subitens (+0,41 p.p).

Gráfico 1- IPCA-15: Variação mensal e acumulada no ano (%) – Brasil e regiões pesquisadas – fevereiro de 2021

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

O nível de preços praticados no DF se elevou em 0,62% na comparação com o mês anterior, como é visto no Gráfico 1, de acordo com os resultados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o IPCA-15. Considerado uma prévia do IPCA, o resultado mostra uma inflação acima da média nacional, que foi de 0,48%. Diferente do resultado de janeiro, em que a capital federal obteve uma variação mensal menor que a observada nas demais regiões pesquisadas pelo IBGE. No acumulado do ano, entretanto, a capital federal figura como a segunda região com menor variação mensurada pelo IPCA-15 (0,96%), ficando atrás apenas de Goiânia (GO), que registra alta de 0,86%.

O resultado do mês de fevereiro reflete principalmente a alta registrada no grupo dos Transportes, que representou uma contribuição positiva de 0,53 pontos percentuais (p.p). Ao contrário de Habitação, que apesar de ter registrado alta no mês de janeiro, foi a principal contribuição negativa para o índice geral de fevereiro, com -0,09 p.p.

Gráfico 2: IPCA-15: Variação (%) e contribuição (p.p.), por grupo de produtos – Distrito Federal – fevereiro de 2021

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

As Tabelas 1 e 2 mostram as contribuições de itens e subitens para o resultado geral, respectivamente. Nelas, é notável a contribuição do grupo dos Combustíveis, que, com uma variação de +5,81%, influenciou a alta em Transportes (+2,44%), apresentando contribuição positiva de 0,42 p.p. A alta dos combustíveis, reflete quase que exclusivamente o comportamento da Gasolina (6,03% e contribuição de 0,41 p.p.), cuja variação positiva está atrelada aos inúmeros reajustes de preços nas refinarias decretados pela Petrobras no período. Veículo próprio (+0,06 p.p.) e Transporte público (+0,05p.p.) também se destacam entre os itens de maior contribuição e ajudam a entender a elevada contribuição observada no grupo de Transportes.

Tabela 1 – IPCA-15: Maiores contribuições (p.p.) e suas respectivas variações (%), por item – Distrito Federal – fevereiro de 2021

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Entre as contribuições negativas, a Energia elétrica residencial registrou uma queda de 5,91%, despontando como a maior contribuição negativa (-0,16 p.p.) do período analisado.  O Ensino superior também registrou uma redução de preços expressiva (6,12%), colaborando para diminuir o índice geral em 0,12 p.p.

Tabela 2 – IPCA-15: Maiores contribuições (p.p.) e suas respectivas variações (%), por subitem – Distrito Federal – fevereiro de 2021

Fonte: IBGE. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN