PMS: Volume de serviços no DF registra crescimento de 0,4% em fevereiro

A tabela 1 exibe os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a fevereiro. No DF, o volume de serviços registrou aumento de 0,4% em relação ao mês anterior. No Brasil, por outro lado, a variação foi de -0,9%, considerando a série com ajuste sazonal. Na variação mensal, a capital federal registrou crescimento de 9,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, superando o indicador nacional, que cresceu 2,5%. No acumulado de 2024, observa-se crescimento de 9,0% no DF, e de 3,3% no Brasil. Na variação acumulada nos últimos 12 meses, o DF e o Brasil apresentam crescimento de 5,2% e 2,2%, respectivamente.

Tabela 1 – Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – fevereiro de 2024 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: IPEDF Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou aumento de 0,4% em fevereiro de 2024 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. Assim, o trimestre móvel terminado em fevereiro registrou variação positiva em todos os seus meses, apesar da desaceleração observada no período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 0,9% na mesma base de comparação.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – março de 2023 a fevereiro de 2024 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: IPEDF Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou aumento de 9,9%, um crescimento quase 4 vezes maior em comparação com fevereiro do ano passado. O Brasil registrou variação positiva de 2,5% na mesma comparação.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de fevereiro – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: IPEDF Codeplan

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho superior à média nacional e o 2º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Acre, com 19,5%, enquanto a menor foi de Mato Grosso, com -8,8%.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – fevereiro de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Variação mensal por segmento

A maior variação por segmento foi observada em Serviços de informação e comunicação, sendo de 21,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Serviços profissionais, administrativos e complementares com 21,0%. Outros serviços (11,2%), Serviços prestados às famílias (3,7%),  Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-15,7%) completam a lista.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal registrou uma variação de 5,2% em fevereiro de 2024. Já o Brasil registrou variação de 2,2%. Brasil e Distrito Federal apresentam tendências opostas no que tange o volume de serviços. Ao passo que o país vem registrando uma desaceleração do crescimento do setor, a capital registra aceleração quando observamos a variação acumulados em 12 meses.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Serviços de informação e comunicação, cuja variação chegou a 13,1%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, amarga uma variação acumulada de -8,7% até fevereiro de 2024.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %