IPCA-15: Distrito Federal registra deflação de 0,28% na prévia do IPCA de junho

• O IPCA-15 do Distrito Federal registrou queda de 0,28% no período de 16 de maio a 14 de junho.
  • O resultado é  a segunda maior queda entre as regiões pesquisadas.
  • A principal contribuição positiva foi do grupo Despesas pessoais (+0,08 p.p.).

O nível de preços praticados no Distrito Federal em junho de 2023 apresentou queda de -0,28% na comparação com o mês anterior, de acordo com os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o IPCA-15 como é visto no Gráfico 1. O resultado mostra o 2º melhor resultado entre as 11 regiões analisadas, e abaixo da média nacional (0,04%). No acumulado em 12 meses, a inflação dos bens e serviços acumula alta de 3,34%, no Distrito Federal, e de 3,40%, no Brasil, ambas dentro do limite da meta de inflação estipulada pelo Banco Central.

Gráfico 1 – Variação mensal e acumulada em 12 meses – % – Brasil e regiões pesquisadas – junho de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

O Gráfico 2 apresenta a variação e a contribuição de cada um dos nove grupos de bens e serviços considerados no cálculo do IPCA-15. Para o índice geral de junho, as variações e contribuições positivas foram registradas nos grupos de  Despesas pessoais( 0,65% e +0,08) p.p., seguido por Saúde e cuidados pessoais (0,38% e + 0,05 p.p.), Vestuário (1,00% e +0,05 p.p.), Educação (0,22% e +0,02 p.p.) e Comunicação (0,21% e 0,01 p.p.). Entre os nove grupos analisados pelo IBGE, Transportes apresentou a maior variação e contribuição negativas para o índice geral, de -1,41% e -0,33 p.p.

Gráfico 2 – Variação (%) e contribuição (p.p), por grupo de produtos – Distrito Federal – junho de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

A Tabelas 1 mostra as contribuições desagregadas por itens para o resultado geral. A maior contribuição ficou a cargo do item Recreação, com  + 0,06 p.p, seguido por Transporte público (+ 0,05 p.p) e Energia elétrica residencial (+0,04 p.p.) Entre as variações negativas o principal destacam foi o item Combustíveis (veículos), com variações de -4,55% e contribuição de -0,35 p.p. para o índice cheio.

Tabela 1 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por item – Distrito Federal – junho de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

A Tabela 2 faz a mesma analogia considerando a desagregação por subitens do IPCA-15. As Passagem aérea tiveram contribuição de + 0,06 p.p no índice geral, seguido de Energia elétrica residencial com + 0,04 p.p. Em contrapartida,  Gasolina  e Seguro voluntário de veículo foram as principais contribuições negativas, retirando 0,31 p.p e 0,04 p.p, respectivamente, do índice cheio do mês de junho.

Tabela 2 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por subitem – Distrito Federal – junho de 2023