PMC: Comercio varejista ampliado do DF avança 0,8%, em abril de 2023

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 0,8% em abril de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 1,6% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 0,6% no DF, enquanto o Brasil teve variação neutra (0,0%).
  • Os Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 158,9% em relação a abril de 2022.
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentou a menor variação mensal pelo terceiro mês consecutivo, com queda de 28,1%, em relação a abril de 2022.

A Tabela 1 apresenta os principais resultados no volume de vendas do comércio varejista ampliado no Brasil e no Distrito Federal, referentes ao mês de abril de 2023. Considerando os indicadores analisados, o Distrito Federal registrou variações positivas, em abril, com crescimento acima da média nacional na variação mensal em relação ao mês imediatamente anterior e na variação acumulada em 12 meses. Já o Brasil apresentou queda de 1,6% entre abril e março de 2023, considerando a base com ajuste sazonal, e apresentou resultado neutro no acumulado de 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao mês de abril de 2022, o volume de vendas apresentou crescimento de 1,0%, no Distrito Federal, e de 3,1%, no Brasil. Já no acumulado entre janeiro e abril de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 2,9% e 3,3%, respectivamente.

Tabela 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – abril de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O Gráfico 1 apresenta as variações mensais do volume de vendas do comércio varejista ampliado do Distrito Federal, considerando a série com ajuste sazonal.  Em abril, observou-se um avanço de 0,8% no setor em relação ao mês de março de 2023. O resultado sinaliza uma recuperação da atividade comercial, após a queda registrada em dezembro de 2022. No Brasil, o volume do comércio varejista ampliado apresentou variação negativa em 1,6% na mesma base de comparação.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – maio de 2022 a abril de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

O Gráfico 2 apresenta as variações observadas nos meses de abril, em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Em abril de 2023, o Distrito Federal registrou aumento de 1,0% no volume de vendas do comércio varejista. Em comparação aos resultados anteriores, o desempenho mensal foi mais favorável do que aquele registrado em 2022, porém em um patamar muito abaixo do observado em 2021. Já o Brasil registrou variação negativa de 3,1% no mesmo critério de comparação.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de abril – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O Gráfico 3 traz uma análise comparativa entre o desempenho do Distrito Federal frente às 27 Unidades da Federação (UF’s) e o resultado nacional. Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e a terceira menor variação positiva. No ranking geral, a capital federal ocupou a 11ª ponsição entre as menores variações mensais. O estado do Tocantins apresentou o melhor desempenho mensal, com crescimento de 24,6% em relação a abril do ano anterior, enquanto o estado de Mato Grosso do Sul registrou a menor variação, com -12,0%.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – abril de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal por segmento

Analisando a variação mensal do volume de vendas por segmentos do comércio varejista ampliado, conforme ilustrado no Gráfico 4, o segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou o melhor desempenho mensal, com alta de 158,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Veículos, motocicletas, partes e peças com 20,1%, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos com 4,2% e Mercados, bebidas e fumo com 2,0%. Os demais segmentos apresentaram variações negativas, com destaque para o de Material de construção, com queda de 23,2%, e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, de -28,1%.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – abril de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

Conforme ilustrado no Gráfico 5, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de 0,6% no acumulado nos últimos 12 meses até abril de 2023,  sinalizando uma retomada gradual do crescimento do setor . Já o Brasil apresentou variação nula no período, após sucessivas variações negativas desde junho de 2022.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – abril de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Conforme o Gráfico 6, entre os segmentos do comércio varejista ampliado, o de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou o melhor desempenho no longo prazo, com variação de 33,9%, no acumulado em 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou resultado semelhante, com crescimento de 33,0%, na mesma base de comparação. Outros cinco segmentos acumularam queda no período, sendo o destaque negativo para o de Material de construção, com variação de -16,6% até abril de 2023.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – abril de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Índice de base fixa com ajuste sazonal

A análise do índice de base fixa com ajuste sazonal aponta para uma recuperação do volume de vendas no comércio varejista ampliado do Distrito Federal, após a queda observada no final do ano de 2022. O índice da capital federal retornou ao patamar observado em maio de 2022, porém abaixo daquele observado no segundo trimestre de 2021. No Brasil, o índice registrado em abril de 2023 rompeu com a trajetória ascendente do volume de vendas do comércio varejista nacional, porém permanece acima dos índices mensais registrados ao longo de 2021 e 2022.

Gráfico 7 – Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – abril de 2023 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN