PMC: Comércio varejista ampliado no DF registra alta de 1,2% em fevereiro de 2023

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 1,2% em fevereiro de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 1,7% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 0,4% no DF, enquanto o Brasil teve variação negativa de 0,5%.
  • Os Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 122,5% em relação a fevereiro de 2022.
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentou a menor variação mensal, com queda de 26,3%, em relação a fevereiro de 2022.

A Tabela 1 apresenta os indicadores de atividades comerciais para o Brasil e para o Distrito Federal, referentes ao mês de fevereiro de 2023. Os resultados apontam para um bom desempenho do comércio varejista ampliado na capital federal, cujos indicadores apontam crescimento do volume de vendas. Já no cenário nacional, é observada retração em relação ao mês de fevereiro de 2022 e no acumulado em 12 meses.

Considerando os indicadores analisados, o Distrito Federal registrou variações positivas, em fevereiro, com crescimento acima da média nacional em três indicadores, com exceção da variação mensal em relação ao mês imediatamente anterior. Já o Brasil apresentou queda de 0,2% na variação mensal e de 0,5% na variação acumulada em 12 meses. Por último, a maior diferença na variação do comércio entre o Brasil e o Distrito Federal foi verificada na variação acumulada no ano (2,4 p.p.), e a menor diferença foi na variação do mês em relação ao mês anterior (0,5 p.p.).

Tabela 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – fevereiro de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Conforme ilustrado no Gráfico 1, o volume de vendas do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou um crescimento de 1,2% em fevereiro de 2023 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. Esse resultado representa a segunda alta consecutiva registrada na capital federal, após a queda de 5,2% registrada em dezembro de 2022. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 1,7% na mesma base de comparação.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – março de 2022 a fevereiro de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Conforme observado no Gráfico 2, o Distrito Federal registrou aumento de 1,1% no volume de vendas do comércio varejista em fevereiro com relação ao mesmo período do ano anterior. Este é o primeiro resultado positivo para o mês de fevereiro desde o observado em 2020. Já o Brasil registrou variação negativa de 0,2% no mesmo critério de comparação.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de fevereiro – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

O Gráfico 3 compara o resultado obtido pelo Distrito Federal em relação às Unidades da Federação (UF’s) e a média nacional. Observa-se que, nessa base de comparação, o desempenho da capital federal ficou 1,3 p.p. acima do indicador nacional, ocupando também a a 16º posição no ranking das UF’s por ordem decrescente do indicador. A maior variação mensal foi observada no estado de Espírito Santo, com 12,4%, enquanto a menor foi de São Paulo, com -5,8%.

Entre os Estados pertencentes à Região Centro-Oeste, o Distrito Federal obteve a segunda menor variação, atrás apenas do mato Grosso do Sul (-5,5%). Já quando analisado por Estados com população aproximada, observa-se que o DF apresentou a menor variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior no volume de venda do comércio. Os Estados com população similares ao do Distrito federal são o Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas. Do mesmo modo, a capital federal apresentou a menor variação mensal dentre os estados com Produto Inetrno Bruto (PIB) per capita próximos. Esses Estados são o Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – fevereiro de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação mensal por segmento

A partir dos resultados apresentados no Gráfico 4, observa-se que a maior variação positiva registrada no mês de fevereiro correspondeu ao segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, sendo de 122,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Livros, jornais, revistas e papelaria com 39,5%, Veículos, motocicletas, partes e peças com 24,3%. Em contrapartida, foi observada uma variação negativa em cinco dos dez segmentos considerados na pesquisa, sendo as maiores quedas em Outros artigos de uso pessoal e doméstico, de -26,3%, e no segmento de Material de construção, com variação de -17,9%.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação acumulada em 12 meses

Como pode-se perceber no Gráfico 5, o desempenho do volume do comércio do Distrito Federal, no acumulado de 12 meses, aponta uma tendência de crescimento, após a série de resultados negativos registrados em 2022. Em fevereiro, o indicador apresentou crescimento de apenas 0,4%, na capital federal. No cenário nacional, a tendência é de manutenção das variações negativas, com queda acumulada de 0,5%, com relação a igual período do ano anterior, pelo segundo mês consecutivo.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação acumulada em 12 meses por segmento

O Gráfico 6 detalha o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, onde percebe-se que o segmento Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, cuja variação chegou a 38,3%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Material de construção, registra uma retração de 15,4% no acumulado em 12 meses até fevereiro de 2023.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Índice de base fixa com ajuste sazonal

Conforme apresentado no Gráfico 7, a análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que o comércio varejista do Distrito Federal apresenta uma tendência de recuperação após a queda observada no final de 2022. No Brasil, o volume de vendas no comércio varejista ampliado registrou em fevereiro é o maior índice desde julho de 2021.

Gráfico 7 – Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.