PED: Taxa de desemprego do DF fica em 16,3% em junho após segunda queda seguida no indicador

Resumo:

• A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 16,3% em junho de 2023, abaixo do percentual verificado no mês anterior (16,5%);
  • A taxa de participação aumentou de 64,8% no mês anterior para 65,3%;
  • Os setores de atividade que registraram aumento de ocupados foram Serviços (+8 mil), Administração pública (+5 mil) e Indústria de transformação (+2 mil);
  • Apenas os Autônomos registraram queda na quantidade de ocupados (-1 mil). Já os Empregados no setor privado (+13 mil) e Empregados no setor público (+6 mil), além das Demais posições (+1 mil) registraram expansão nas suas populações ocupadas;
  • O rendimento médio trimestral real dos ocupados caiu0,4% no mês

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF), a taxa de desemprego do Distrito Federal decresceu 0,2 ponto percentual (p.p.) entre maio e junho de 2023, ficando em 16,3%. Nesse mesmo período, a taxa de participação avançou 0,6 p.p., subindo de 64,8% para 65,3%. Analisando a evolução desses indicadores, observa-se que a taxa de desemprego mostra indícios de queda, após um período de estabilidade, ainda assim permanecendo acima dos resultados observados em 2022. Já a taxa de participação registrada em junho é a maior desde janeiro de 2022.

Gráfico 1– Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – Percentual (%) – Distrito Federal – junho de 2022 a junho de 2023

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: IPEDF Codeplan.

O Gráfico 2 apresenta a decomposição da variação na taxa de desemprego entre os meses de maio e junho de 2023. Observa-se que o aumento da população ocupada fez a taxa de desemprego cair 1,0 p.p. Em contrapartida, o aumento da taxa de participação  adicionou 0,7 p.p. ao indicador, e a expansão da população em idade ativa, sobretudo por meio do envelhecimento populacional, fez a taxa de desemprego aumentar em 0,1 p.p. O efeito somado dessas componentes fez a taxa de desemprego cair 0,2 p.p. no mês.

Gráfico 2 – Decomposição da variação mensal da taxa de desemprego – Percentual (%) e ponto percentual (p..p.) – Distrito Federal – junho de 2023

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: IPEDF Codeplan.

O número de desocupados apresentou queda de 0,4% no mês em relação ao mês imediatamente anterior, como demonstrado pela Tabela 1, atingindo 277 mil pessoas, sendo esta a segunda queda mensal consecutiva no número de desocupados. Em 12 meses, contudo, houve uma expansão dos desocupados em 17 mil pessoas. Ressalta-se que o ano de 2022 foi marcado por ter uma taxa de desemprego relativamente baixa em comparação com os anos recentes. Já o número de ocupados aumentou 1,2% em junho, levando o contingente a 1,425 milhão de pessoas. Em 12 meses a variação também é positiva, com uma expansão de 2,4% da população de ocupados.

Já o número de indivíduos fora da força de trabalho reduziu em 1,3% no mês, totalizando 916 mil pessoas. Em 12 meses a variação é de -2,0%. As movimentações populacionais mensais no mercado de trabalho levaram a um aumento na taxa de participação de 0,5 p.p. no período, indo de 64,8% para 65,3% entre maio e junho.

Analisando em termos de posição na ocupação, apenas nos empregados Autônomos (-1 mil) foi observada queda na quantidade de ocupados no mês de junho. As demais categorias ou expandiram, ou ficaram estáveis. Destaca-se os aumentos das populações de empregados no setor privado (+13 mil) e no setor público (+6 mil). O crescimento dos ocupados em 12 meses, contudo, é puxado sobretudo pelos empregados no setor privado (+40 mil), tanto com carteira (+22 mil) como sem carteira assinada (+17 mil).

Discriminando os dados por setor de atividade, em números absolutos, o setor de Serviços e a Administração Pública se destacaram, expandindo seus ocupados em, respectivamente, 8 mil e 5 mil ocupados entre maio e junho. Também houve aumento na população ocupada na Indústria da transformação (+2 mil). Em contrapartida, os setores da construção (-4 mil) e do comércio (-1 mil) registraram redução na força de trabalho ocupada no mesmo período. Analisando os últimos 12 meses, o setor serviços foi o grande indutor do crescimento do emprego na capital, adicionando 36 mil ocupados ao mercado de trabalho.

Tabela 1 – Estimativas para população em idade ativa de 14 anos e mais e sua ocupação no mercado de trabalho – Distrito Federal – junho de 2022, maio de 2023 e junho de 2023

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: IPEDF Codeplan.

De acordo com a Tabela 2, no trimestre de fevereiro a abril, o rendimento médio real trimestral dos trabalhadores do DF apresentou uma variação negativa de 0,4%, em relação ao trimestre encerrado em março.  Entre os trabalhadores assalariados observou-se uma redução nos rendimentos de 0,7%. Por fim, o rendimento médio do trabalhador autônomos variou positivamente em 4,3%, na mesma base de comparação.

Tabela 2 – Rendimento médio real trimestral no mês anterior – Distrito Federal – junho de 2022, maio de 2023 e junho de 2023

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: IPEDF Codeplan