IPCA-15: Prévia da inflação de abril registra alta de 0,8% no DF

Resumo

• O IPCA-15 do Distrito Federal registrou alta de 0,8% no período de 16 de março a 13 de abril de 2023.
  • O resultado é o 11º entre as capitais pesquisadas.
  • A principal contribuição positiva foi do grupo Transportes (+0,50 p.p.).
  • O grupo de Artigos de residência foi o único que registrou contribuição negativa no período (-0,01 p.p.).

Conforme apresentado no Gráfico 1, o nível de preços praticados no Distrito Federal registrou alta de 0,8% em abril de 2023 na comparação com o mês anterior, de acordo com os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o IPCA-15. O resultado mensal da capital federal foi o Segundo maior entre as 11 regiões analisadas pela pesquisa, e acima da média nacional (0,57%). No acumulado em 12 meses, a capital federal registra uma inflação de 4,91%, enquanto no Brasil o índice acumula alta de 4,16%, abaixo do limite superior da meta de inflação estipulado pelo Banco Central, de 4,75%.

Gráfico 1 – Variação mensal e acumulada em 12 meses – % – Brasil e regiões pesquisadas – abril de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

O Gráfico 2 ilustra a variação e a contribuição dos principais grupos de bens e serviços considerados no cálculo do IPCA-15. Em abril, o grupo que mais contribui para a inflação mensal foi o de Transportes, adicionando 0,50 p.p. para o índice geral. Logo em seguida, destaca-se o grupo de Saúde e cuidados pessoais,  contribuindo em +0,20 p.p. Entre os nove grupos analisados pelo IBGE, Artigos de residência foi o único a registrar variação negativa no período, retirando -0,01 p.p. do índice geral de abril.

Gráfico 2 – Variação (%) e contribuição (p.p), por grupo de produtos – Distrito Federal – abril de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

A Tabelas 1 desagrega o resultado mensal por itens do IPCA-15, destacando as maiores e as menores contribuições para o índice geral. Em abril, o item Combustíveis (veículos) apresentou a maior contribuição positiva (+ 0,41 p.p), seguido de Transporte público (+ 0,17 p.p), Produtos farmacêuticos (+ 0,41 p.p), Planos de saúde (+ 0,41 p.p) e Aluguel e taxas (+ 0,41 p.p). Em contrapartida, entre as variações negativas destacam-se os itens Veículo próprio (-0,62%) e Energia elétrica residencial (-1,32%), que resultado em contribuições negativas de -0,08 p.p e -0,04 p.p, respectivamente.

Tabela 1 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por item – Distrito Federal – abril de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

De modo semelhante, a Tabela 2 desagrega as contribuições por subitens do IPCA-15. O resultado mensal apotam que a Gasolina apresentou uma contribuição de + 0,43 p.p no índice geral, seguido de Passagem aérea com + 0,18 p.p. Entre as contribuições negativas, destacam-se a Energia elétrica residencial e Seguro voluntário de veículo com contribuições de -0,04 p.p e -0,12 p.p e com variações de -1,32% e -6,68%, respectivamente.

Tabela 2 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por subitem – Distrito Federal – abril de 2023