PMS: Setor de serviços no Distrito Federal tem queda de 7,2% em janeiro

• O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 7,2% em janeiro de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 3,1% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 1,2% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 8,0%.
  • Os Serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 18,3% em relação a janeiro de 2022.

Conforme apresentado na Tabela 1, os indicadores do nível de atividade para o Brasil e para o Distrito Federal apontam uma retração do volume de serviços no mês de janeiro, em relação ao mês imediatamente anterior. No acumulado em 12 meses, apenas o Distrito federal registrou queda, enquanto no Brasil ocorreu uma expansão do setor de serviços. Considerando a variação mensal em relação ao mesmo período do ano anterior, observa-se uma expansão dos serviços tanto na esfera nacional quanto na capital federal, porém nesta última a um nível abaixo dos indicadores nacionais.

Tabela 1 – Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – janeiro de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Conforme ilustrado no Gráfico 1, em janeiro, o Distrito federal registrou a maior variação negativa do volume de serviços desde abril de 2002, considerando os dados com ajuste sazonal. Essa desaceleração vem após um resultado positivo observado no mês de dezembro. A nível nacional, também, foi observada uma variação negativa, resultando em uma desaceleração de 3,1% no volume de serviços entre janeiro de 2023 e dezembro de 2022.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – fevereiro de 2022 a janeiro de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Pode-se observar no Gráfico 2, que a capital federal registrou variação positiva de 3,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Cabe ressaltar que este é o primeiro resultado positivo registrado pelo Distrito Federal no mês de janeiro desde 2020. Já o Brasil a alta foi de 6,1% na mesma comparação.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de janeiro – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Nessa base de comparação, conforme observado no Gráfico 3, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o sexto menor resultado entre as Unidades Federativas brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Tocantins, com 13,9%, enquanto a menor foi de Mato Grosso do Sul, com -6,4%.

Quando comparado com outros Estados da região Centro-Oeste, o Distrito Federal registrou o segundo menor resultado, atrás do Mato Grosso do Sul, que teve queda de 6,4%. Assim como, quando analisado por Estados com o número de habitantes aproximado, observa-se que o DF apresentou o menor crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os Estados com população similares ao do Distrito Federal são o Rio Grande do Norte, o Piauí e Alagoas. E por fim, em comparação com os Estados com PIB per capita próximo ao do Distrito Federal, observa-se que Rio de Janeiro, Santa Catarina, e São Paulo apresentam uma variação positiva acima do indicador registrado na capital federal.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – janeiro de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Variação mensal por segmento

De acordo com o Gráfico 4, a maior variação por segmento foi observada em Serviços profissionais, administrativos e complementares, sendo de 18,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Serviços prestados às famílias com 16,1%; Outros serviços com 12,8%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio com -0,3%; Serviços de informação e comunicação com -8,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – janeiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses

Como pode ser observado no Gráfico 5, no acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de -1,2% em janeiro de 2023. Já o Brasil registrou variação de 8,0% entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023 com relação a igual período do ano anterior.

Consegue-se observar também, que tanto no Brasil quanto no Distrito Federal, o volume de serviços apresenta uma tendência de queda, desde abril de 2022. Além disso, ao longo do ano de 2022, o crescimento do volume de serviços no Distrito Federal segue em patamar muito abaixo do nível nacional, passando de uma diferença de 2,2 ponto percentual (p.p.), em abril de 2022, para 9,2 p.p., em janeiro de 2023.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – janeiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Observando o Gráfico 6, consegue-se detalhar o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço. Nesse sentido, é possível perceber que o segmento Serviços prestados às famílias, cuja variação chegou a 13,6%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Serviços de informação e comunicação e Outros serviços registraram variações negativas no Distrito Federal, de -11,7% e -9,0%, respectivamente, até janeiro de 2023. Já no Brasil, a maior e a menor variação foram registrados pelos Serviços prestados às famílias (23,1%) e Outros serviços (-2,2%), repectivamente.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – janeiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %