PMS: Distrito Federal registrou queda de 1,7% no setor de serviços em fevereiro

Resumo

  • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 1,7% em fevereiro de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 1,1% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 0,9% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 7,8%.
  • Os Serviços de informação e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 17,7% em relação a fevereiro de 2022.

Conforme apresentado na Tabela 1, o nível de atividade do setor de serviços no Distrito Federal apresentou queda de 1,7%, em fevereiro, em relação ao mês imediatamente anterior, considerando a série com ajuste sazonal. Na mesma base de comparação, no cenário nacional observou-se um crescimento de 1,1%. No acumulado em 12 meses, a retração do setor no Distrito Federal foi de 0,9%, enquanto no Brasil ocorreu uma expansão de 7,8%. Considerando a variação mensal em relação ao mesmo período do ano anterior e a variação acumulada no ano, ambos apresentam resultados positivos,  porém a capital federal apresentou indicadores mais baixos do que os observados no Brasil.

Tabela 1 – Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – fevereiro de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Conforme ilustrado no Gráfico 1, o nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal registrou a segunda queda consecutiva no ano, com retração de 1,7% em fevereiro de 2023 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período.  Em contrapartida, a nível nacional, foi observada uma variação positiva de 1,1%, revertendo a retração observada no mês anterior.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – março de 2022 a fevereiro de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Pode-se observar no Gráfico 2, que o volume de serviços no Distrito Federal apresentou alta de 3,7%, em fevereiro de 2023 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Analisando o desempenho do setor de serviços no contexto nacional, observou-se uma variação positiva de 5,4% na mesma comparação.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de fevereiro – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

O Gráfico 3 faz uma análise comparativa entre a variação mensal registrada no Distrito Federal com as demais Unidades Federativas (UF’s) e a média nacional.  Nota-se que a capital federal registrou a quarto pior desempenho mensal, ficando 1,7 ponto percentual (p.p) abaixo do indicador nacional. A maior variação mensal foi observada no estado de Mato Grosso, com 13,1%, enquanto a menor foi de Mato Grosso do Sul, com -0,3%.

Quando comparado com outros Estados da região Centro-Oeste, o Distrito Federal registrou o segundo menor resultado, atrás do Mato Grosso do Sul. Assim como, quando analisado por Estados com o número de habitantes aproximado, observa-se que o DF apresentou o menor crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os Estados com população similares ao do Distrito Federal são o Rio Grande do Norte, o Piauí e Alagoas. E por fim, em comparação com os Estados com PIB per capita próximo ao do Distrito Federal, observa-se que Rio de Janeiro, Santa Catarina apresentam uma variação positiva acima do indicador registrado na capital federal, enquanto São Paulo ocupa a posição imediatamente abaixo do indicador distrital.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – fevereiro de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação mensal por segmento

Conforme ilustrado no Gráfico 4 , a maior variação por segmento foi observada em Serviços de informação e comunicação, sendo de 17,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, seguida respectivaemente, por Serviços prestados às famílias (8,9%), Outros serviços (1,5%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8%). Em fevereiro, apenas o segment de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou queda, variando -9,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação acumulada em 12 meses

Como pode ser observado no Gráfico 5, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal apresentou queda de 0,9% no acumulado entre março de 2022 e fevereiro de 2023, com relação ao mesmo período do ano anterior. Já o Brasil registrou uma variação positiva de 7,8% na mesma base de comparação.

Comparando o desempenho acumulado em 12 meses no Distrito Federal e no Brasil, observa-se a persistência de uma tendência de queda em ambos os cenários, com leve reversão na capital federal ainda permanecendo com resultados negativos. A variação no volume de serviços no Distrito Federal mantém um patamar muito abaixo daquele observado a nível nacional, alcançando uma diferença de 8,7 p.p. entre ambos indicadores em fevereiro de 2023.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Conforme ilustrado no Gráfico 6, no acumulado em 12 meses em relação ao mesmo período do ano anterior, os segmentos que apresentam melhor desempenho foram: Serviços prestados às famílias (14,6%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,9%) e Transporte e correio (7,4%). Em contrapartida, os Serviços de informação e comunicação e Outros serviços amargam quedas de 9,5% e 8,3%, respectivamente. Já no Brasil, a maior e a menor variação foram registrados pelos Serviços prestados às famílias (22,5%) e Outros serviços (-1,8%), repectivamente.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – fevereiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.