Boletim de Conjuntura: economia do DF cresce 4,2% no 3º trimestre de 2022 em relação ao mesmo trimestre de 2021

Economia Brasileira

O terceiro trimestre de 2022 registra um bom desempenho da economia brasileira, com crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil foi de R$ 2,543 trilhões, a preços correntes de mercado. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a variação observada do produto nacional foi de 3,6% (Gráfico 1). Analisando os três grandes setores da economia, todos apresentaram crescimento no período. O setor de serviços avançou 4,5%, seguido pela Agropecuária e a Indústria, que cresceram 3,2% e 2,8%, respectivamente. Os três subsetores da economia que apresentaram as maiores altas do período foram Eletricidade e gás (11,2%), Outras atividades de serviços (9,8%) e Transporte, armazenagem e correios (8,8%). As demais atividades consideradas no levantamento apresentaram variações positivas, com exceção da Indústria extrativa, que registrou queda de 2,6%.

Gráfico 1 – Produto Interno Bruto – Variação do trimestre contra o mesmo trimestre do ano anterior (%) – 3º trimestre de 2022 – Brasil

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Todos os componentes da demanda final apresentaram crescimento no terceiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior: a formação bruta de capital fixo (FBCF) variou 5%, o consumo das famílias aumentou 4,6%, enquanto o consumo do governo registrou aumento de 1% no período. Após registrar queda no 2º trimestre de 2022, as exportações e importações brasileiras voltaram a crescer no país, em 8,1% e 10,6%, respectivamente.

Economia do Distrito Federal – Atividade Econômica

O terceiro trimestre de 2022 apresentou alta de 4,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (Gráfico 2). Esse resultado é o melhor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica calculada pelo IPEDF, iniciada em 2011. Com isso, o Distrito Federal registrou o quarto período consecutivo de resultado superior ao do Brasil (+3,6%) em termos de aumento de produção.

Gráfico 2 – Nível de atividade econômica: PIB-Brasil e PIB-DF – Trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior – 1º trimestre de 2017 a 3º trimestre de 2022

Fonte: IPEDF Codeplan e IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

O setor de Serviços, que responde por 95,7% da atividade econômica do Distrito Federal, logrou uma alta de 3,7% no terceiro trimestre de 2022 frente ao nível de atividade observado no mesmo período de 2021 (Gráfico 2). Todos os segmentos de serviços monitorados registraram crescimento, com destaque para Informação e Comunicação (37,6%) e Artes e Cultura (19,9%), que apresentaram os maiores crescimentos para um terceiro trimestre desde o início da série histórica pesquisada pelo IPEDF, iniciada em 2011. Além disso, também lograram bom resultado os Transportes (13,7%), com o segundo melhor resultado da série histórica para o período. O setor de comércio, que retraiu no segundo semestre de 2021, registrou a terceira alta consecutiva, indicando uma recuperação robusta da queda do ano anterior. Por sua representatividade na economia distrital, os resultados de Serviços acabam espelhando muito proximamente os resultados gerais da economia distrital.

Economia do Distrito Federal – Análise de Preços

O nível de preços praticados no Distrito Federal retraiu 1,49% no terceiro trimestre de 2022, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No Brasil, a retração foi de 1,39%. A deflação trimestral representa o menor valor da série histórica do Distrito Federal, iniciada em 1989. Este resultado significou uma reversão na tendência de elevação de preços observada nos trimestres anteriores. O Distrito Federal manteve a sua posição no ranking de inflação entre as regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentando a sexta menor deflação no período (Gráfico 1).

Gráfico 3 – IPCA: Variação trimestral em relação ao trimestre anterior – Brasil e regiões – 3º trimestre de 2022 – %

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Economia do Distrito Federal – Mercado de Trabalho

O número de desempregados no Distrito Federal foi estimado em 248 mil pessoas no terceiro trimestre de 2022 pela PED/DF[1], apresentando variação trimestral negativa em relação aos 257 mil desocupados observados no trimestre imediatamente anterior. No mesmo período, a taxa de participação[2] se manteve estável a 64,2% (Gráfico 3). Como consequência, a taxa de desemprego recuou 0,6 ponto percentual (p.p.) no trimestre, atingindo 15,0%, o menor valor desde dezembro de 2015. Comparando com o mesmo trimestre do ano anterior, quando estava em 17,7% (Tabela 1), a taxa de desemprego apresentou queda de 2,7 pontos percentuais.

Gráfico 4 – PED/DF – Taxa de desemprego e de participação (%) – 1º trimestre de 2019 a 3º trimestre de 2022* – Distrito Federal

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED/DF). Convênio IPEDF-DIEESE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan
*Não houve divulgação da PED entre setembro de 2019 e março de 2020.

[1] A PED/DF é uma pesquisa desenvolvida pela Codeplan, em parceria com o Departamento Sindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), e possui metodologia própria a fim de melhor captar as realidades do mercado de trabalho local. Assim, seus resultados não são simétricos a outras pesquisas voltadas ao mesmo tema, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADCT).

[2] É definida como a porcentagem da população em idade ativa que estava ocupada ou que procurou trabalho nos últimos 30 dias.