Boletim do PIB Trimestral: A Economia do Distrito Federal apresentou variação positiva de 1,5% no comparativo entre o terceiro e o segundo trimestre de 2022

O presente Boletim integra o conjunto de atividades desenvolvidas pela Coordenação de Análises Econômicas e Contas Regionais (CAECO), da Diretoria de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas (DIEPS) do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF).  Esta primeira edição apresentar os resultados do PIB trimestral do Distrito Federal, calculado a partir da metodologia desenvolvida pela DIEPS/IPEDF, divulgados na Nota Técnica IPEDF “Metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral do Distrito Federal”.

No comparativo com o desempenho econômico do Brasil, a economia do Distrito Federal registrou taxas de crescimento acima das observadas no país. A capital federal encerrou o terceiro trimestre de 2022 com participação de 3,3% do produto trimestral brasileiro, estimado em R$ 2,543 trilhões.

Gráfico 1 – PIB: Taxas de variações – Brasil e Distrito Federal–3º trimestre de 2022 – (%)

Fonte: Contas Nacionais Trimestrais – IBGE; DIEPS/IPEDF. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.