PED: Em março, taxa de desemprego no DF é de 19,5%

Resumo

  • A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 19,5% em março de 2021.
  • A taxa de participação cresceu após três quedas consecutivas e atingiu 64,4%.
  • O setor de serviços teve retração no número de ocupados em suas atividades. Entre fevereiro e março de 2021, 15 mil pessoas (-1,6%) saíram desse segmento.
  • O crescimento dos demais segmentos compensou, em parte, a queda observada no setor de serviços.
  • O rendimento habitual médio em fevereiro apresentou queda real de 5,8% em relação a janeiro.

Gráfico 1 – Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – percentual (%) – Distrito Federal – abril de 2020 a março de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Em março de 2021, o contingente de desempregados do Distrito Federal foi estimado em 316 mil pessoas, representando 19,5% da população que busca uma vaga no mercado de trabalho. O percentual representa um aumento de 0,9 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês anterior, quando foi de 18,6%, e reflete, principalmente, o aumento da taxa de participação local no mês.

O crescimento da taxa de desemprego, observado entre fevereiro e março, está próximo da realidade sazonal observada na série histórica da PED. De acordo com o Gráfico 2, a taxa de desemprego média para os meses de fevereiro na pesquisa é de 17,2%, contra os 18,0% registrados nos meses de março – uma diferença de 0,8 p.p., condizente com o resultado apontado em março de 2021.

Gráfico 2 – Taxa de desemprego agrupada por mês e média mensal – percentual (%) – janeiro de 2016 a março de 2021 – Distrito Federal

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

A elevação da taxa de desemprego se realizou principalmente em função do aumento da taxa de participação em março, que subiu para 64,4% ante os 63,8% registrados no mês anterior. Esse resultado sinaliza uma reversão da trajetória recente da taxa de participação, que havia apresentado três quedas consecutivas entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Por conta disso, verificou-se um aumento de 18 mil pessoas desocupadas no Distrito Federal entre fevereiro e março de 2021. A taxa de participação representa a porcentagem da população economicamente ativa (PEA) que efetivamente procurou trabalho no período, e pode ser indicativo de uma maior perspectiva por parte dos indivíduos de suas chances de obter um emprego formal, motivando-os a retomar a busca por um posto de trabalho.

Gráfico 3 – Decomposição da variação da taxa de desemprego – pontos percentuais (p.p.) – Distrito Federal – março de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Conforme destacado anteriormente, o nível de ocupação distrital permaneceu estável no mês, passando de 1.305 mil pessoas em fevereiro para 1.304 mil pessoas em março (Tabela 1). Houve uma retração no segmento de Serviços, que apresentou variação de -1,6% (-15 mil pessoas) em seu quadro de ocupados no período, porém compensada pelos demais setores acompanhados pela PED-DF. Os demais segmentos apresentaram crescimento em março, com variação de +2,0% (mil pessoas) na Indústria de Transformação, +5,4% (4 mil pessoas) na Construção e +3,6% (8 mil pessoas) no Comércio e Reparação.

Entre as posições na ocupação, observou-se estabilidade no mês. As maiores contribuições vieram do setor privado, onde houve um aumento de 3 mil trabalhadores com carteira assinada balanceado por uma queda idêntica no quadro de trabalhadores sem carteira assinada.

Finalmente, houve queda de 5,8% no rendimento média real entre janeiro e fevereiro de 2021¹. Esse resultado reflete a contração observada em fevereiro no número de empregados do setor público e privado, que possuem remunerações médias mais elevadas do que os trabalhadores autônomos, domésticos ou de outras ocupações, cujo quadro de ocupados cresceu no período. Assim, o valor passou de R$ 3.909, em janeiro de 2021, para R$ 3.681, em fevereiro.

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – mil pessoas – Distrito Federal – fevereiro e março de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DFElaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Tabela 2 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – fevereiro e março de 2021

Fonte: Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF). Convênio: CODEPLAN-GDF e DIEESE. PED-DF. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.


¹ O desenho da PED-DF traz informações de rendimento com um período de defasagem em relação aos demais indicadores.