PMC: Comércio distrital recua 2,0% em julho

  • Resumo
    • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou queda de 2,0% em julho de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 0,7% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 6,2% no DF, enquanto o Brasil teve variação negativa de 1,9%.
    • Os Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 22,4% em relação a julho de 2021.

Tabela 1– Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – julho de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

O nível de atividades do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou queda de 2,0% em julho de 2022 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 0,7% na mesma base de comparação.

A variação no volume do comércio no Distrito Federal em relação ao mês anterior manteve a tendência observada em junho de 2022, porém de forma menos intensa. Dessa forma, o aumento nas vendas do comércio varejista observados em abril e maio deste ano, foram contrabalançados pelas quedas desses dois últimos meses, mantendo o volume acumulado no ano de 2022 com um resultado negativo (-3,5%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou queda de 8,5%. Já o Brasil registrou variação negativa de 6,8% na mesma comparação.

Gráfico 1– Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – agosto de 2021 a julho de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Gráfico 2– Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de julho – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o 21º resultado entre as UFs brasileiras. Também é evidente que a contração do comércio varejista ampliado é uma tendência nacional dado que apenas um estado registrou expansão de volume. A maior variação mensal foi observada no estado de Roraima, com 1,5%, enquanto a menor foi de Pernambuco, com -14,0%.

Gráfico 3 -Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – julho de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal por segmento

A maior variação positiva por segmento foi observada em Livros, jornais, revistas e papelaria, que apresentou alta de 22,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, aparecem os Combustíveis e lubrificantes com +12,6%, Outros artigos de uso pessoal e doméstico com +2,2%. Entretanto, Material de construção verificou variação de -18,3% e Móveis e eletrodomésticos, de -25,7%, as duas menores variações em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – julho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de -6,2% em julho de 2022. Já o Brasil registrou variação de -1,9% entre agosto de 2021 e julho de 2022 com relação a igual período do ano anterior. Dessa forma, fica evidente uma tendência atual de queda nesse segmento produtivo.

Gráfico 5– Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – julho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio varejista ampliado, é possível perceber que o segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, cuja variação chegou a 28,3%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Móveis e eletrodomésticos, amargou uma variação acumulada de -23,3% até julho de 2022.

Gráfico 6– Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – julho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Índice de base fixa com ajuste sazonal

A análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que, com os resultados negativos mensais, o Distrito Federal tem agravado a perda do nível de atividade, atrasando o retorno ao patamar observado antes da pandemia. O volume de vendas no comércio varejista ampliado, tanto a nível nacional como distrital, está menor que o nível atingido há 12 meses.

Gráfico 7- Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – julho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan