PMS: Serviços recuam 2,8% em julho na capital federal

  • Resumo
    • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 2,8% em julho de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 1,1% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 3,7% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 9,6%.
    • Os Serviços prestados às famílias apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 16,0% em relação a julho de 2021.

Tabela 1– Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – julho de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

O nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou queda de 2,8% em julho de 2022 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 1,1% na mesma base de comparação.

Além disso, o Distrito Federal apresentou uma variação negativa no volume de serviços quando comparado ao mês de julho de 2021, calculada em 8,5%, e no acumulado do ano de 2022, calculada em de 1,7 %. Dessa forma, a capital federal teve uma variação positiva de 3,7% apenas no acumulado de 12 meses. Assim, a maioria dessas variações vão de encontro aos resultados nacionais, que mostraram resultados positivos no mês de julho em todas as bases de comparação.

Considerando as variações contra o mês imediatamente anterior, é possível verificar que o setor vem acumulando sucessivas quedas desde o início de 2022, com exceção do mês de março, quando obteve alta (+10,3%).

Gráfico 1– Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – agosto de 2021 a julho de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Gráfico 2– Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de julho – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

No confronto entre os meses de julho de 2022 e de 2021, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o pior desempenho entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Amapá, com 19,5%.

Gráfico 3– Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – julho de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação por segmento

A maior variação por segmento foi observada em Serviços prestados às famílias, sendo de 16,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, aparecem os Serviços profissionais, administrativos e complementares, com +10,2%; Outros serviços com -6,1%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio com -14,4%; Serviços de informação e comunicação com -18,5% na mesma base de comparação.

O segmento onde ocorreu a maior diferença de variação do volume de serviços do Brasil e do Distrito Federal foi no de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, pois, enquanto a variação mensal no Distrito Federal foi de -14,4%, a do Brasil foi de +12,8%. O segmento de Serviços de informação e comunicação também obteve variações contrárias no seu volume de serviço, porém em uma menor intensidade. Para os demais segmentos, a variação no volume de serviços apresentou o mesmo sentido no Brasil e no Distrito Federal.

Gráfico 4– Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – julho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação positiva de 3,7% em julho de 2022. Já o Brasil registrou expansão de 9,6% entre agosto de 2021 e julho de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Gráfico 5– Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – julho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, cuja variação chegou a +29,7%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, os Outros serviços, amargaram uma variação acumulada em 12 meses de -8,0% até julho de 2022.

Gráfico 6– Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – julho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan