CAGED: O DF criou em agosto 2.100 postos de trabalho formais

O CAGED[1] do DF registrou a criação líquida de 2.100 postos de trabalho em agosto de 2019. Em grande medida, o resultado foi consequência do avanço no setor de serviços (1.710) e na indústria (397).  Novamente, o bom desempenho dos serviços médicos, odontológicos e veterinários exerceu grande impacto sobre o setor (1.337). Na indústria, por sua vez, cabe observar o avanço na construção civil (279). Do lado negativo, os serviços de alojamento e o comércio e administração de imóveis apresentaram retração de -169 e -147 vagas respectivamente.

 Tabela 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos – agosto de 2019 – Brasil e DF

Fonte: CAGED/PDET/Ministério da Economia

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve um avanço na indústria, tanto na indústria de transformação quanto na construção civil. O setor de serviços apresentou resultado ainda positivo, porém menos acelerado. Esse comportamento se deveu em parte ao comércio e administração de imóveis e aos serviços de alojamento, que apresentaram saldos negativos em 2019 contra valores bastante positivos em 2018. Destaca-se que ambos o comércio varejista e o atacadista apresentaram melhores resultados em suas criações de postos de trabalho na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No acumulado em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o DF apresentou um saldo líquido de 19.159 vínculos empregatícios ante 19.812 em julho. O resultado mantém a trajetória ascendente do mercado formal local, que oscila em torno de um patamar positivo de criação de empregos.

Gráfico 1 – Saldo da movimentação entre demitidos e admitidos (CAGED) – Distrito Federal

Fonte: Caged/Ministério da Economia; elaboração Codeplan


[1] O CAGED é uma base de dados auto declaratória, com periodicidade mensal, de caráter preliminar. O CAGED oferece informações referentes ao mercado formal de trabalho, e não inclui dados de movimentação de servidores públicos.