IPCA-15: Prévia da inflação de agosto registra alta de 0,48% no DF

• O IPCA-15 do Distrito Federal registrou alta de 0,48% no período de 14 de julho a 14 de agosto (referência), em comparação ao período de 15 de junho a 13 de julho (base).
  • O resultado é a 4º maior inflação entre as capitais pesquisadas.
  • A principal contribuição positiva foi do grupo Habitação (+0,22 p.p.).

Conforme apresentado no Gráfico 1, os dados do IPCA-15 relativos a agosto de 2023 apontam para um aumento de 0,48% no nível de preços praticados no Distrito Federal, de acordo com os resultados liberados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este resultado posiciona o Distrito Federal como a quarta capital com maior inflação mensal entre as 11 regiões analisadas, superando a média nacional de 0,28%. Ao longo dos últimos 12 meses, a capital federal registrou uma inflação acumulada de 4,65%, enquanto o índice nacional se posicionou em 4,24%, ambos se aproximando do limite superior da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central.

Gráfico 1 – Variação mensal e acumulada em 12 meses – % – Brasil e regiões pesquisadas – agosto de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

O Gráfico 2 sinalisa que, no mês de agosto, o grupo Habitação se destacou ao registrar o maior impacto dentro do índice geral de preços, com uma contribuição de +0,22 ponto percentual (p.p.). Entre os nove grupos avaliados pelo IBGE, Alimentação e Bebidas apresentou uma variação negativa de -0,38%, gerando uma contribuição negativa de -0,06 p.p. para o índice geral.

Gráfico 2 – Variação (%) e contribuição (p.p), por grupo de produtos – Distrito Federal – agosto de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Desagregando as contribuições por itens do IPCA-15, conforme apresentado na Tabela 1, a maior contribuição positiva foi proveniente do item Veículo próprio, com um acréscimo de +0,13 p.p., seguido de perto pela Energia elétrica residencial, com uma contribuição de +0,12 p.p. Destacando as contribuições negativas, Carnes e Combustíveis (veículos) registraram deflação no período, responsáveis por retirar -0,05 p.p. e -0,04 p.p., respectivamente, do índice geral do mês de agosto.

Tabela 1 – Maiores contribuições (p.p.) e suas respectivas variações (%), por item – Distrito Federal – agosto de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

A Tabela 2 realiza uma analise semelhante, desagregando as principais contribuições por subitens do IPCA-15. É notável que o Automóvel novo teve um impacto considerável com uma contribuição positiva de +0,21 p.p. no índice geral, seguido por Energia elétrica residencial, que contribuiu com +0,12 p.p. Em contrapartida, Seguro voluntário de veículo e Gasolina merecem atenção, tendo em vista suas contribuições negativas de -0,09 p.p. e -0,03 p.p., respectivamente.

Tabela 2 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por subitem – Distrito Federal – agosto de 2023