PMC: Comércio varejista ampliado do DF desacelera 2,6% em maio

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou queda de 2,6% em maio de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 1,1% na mesma base de comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de neutralidade (0,0%) no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 0,2%.
  • Os Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 126,8% em relação a maio de 2022.

A Tabela 1 apresenta os principais indicadores no volume de vendas do comércio varejista ampliado para o Brasil e o Distrito Federal, referentes ao mês de maio de 2023. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal registrou variações negativa em dois dos quatro indicadores analisados. Em maio, o comércio varejista ampliado da capital federal apresentou uma desaceleração de 2,6% no volume de vendas em relação ao mês imediatamente anterior, e de 4,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o resultado foi de neutralidade. Já no ano, o setor acumula um crescimento de 0,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista ampliado apresentou resultados mais favoráveis do que os observados na capital federal, registrando queda apenas no indicador mensal com ajuste sazonal, em -1,1%, em relação ao mês imediatamente anterior.

Tabela 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – maio de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Conforme apresentado no Gráfico 1, em maio o Distrito Federal registrou uma variação negativa no volume de vendas do comércio varejista ampliado, de 2,6% em relação ao mês de abril de 2023. O resultado representa a segunda queda consecutiva registrada pelo setor, considerando a série com ajuste sazonal. No Brasil, o indicador apresentou variação negativa em 1,1% na mesma base de comparação.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – junho de 2022 a maio de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

O Gráfico 2 apresenta os resultados do indicador nos meses de maio dos últimos cinco anos. Em 2023, o Distrito Federal registrou queda de 4,4% no volume de vendas do comércio varejista, em relação ao mesmo período do ano anterior. A desaceleração observada no ano foi mais intensa do que a observada em 2022, e se mantem abaixo do resultado observado antes da pandemia da Covid-19. No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista ampliado registrou variação mensal de 3,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de maio – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Conforme ilustrado no Gráfico 3, o Distrito federal registrou o segundo menor  indicador mensal em comparação com o resultados das 27 Unidades da Federação (UF’s) e o resultado nacional. Em maio, o estado do Tocantins apresentou o melhor desempenho mensal, com crescimento de 19,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em contrapartida, a menor variação foi registrada pelo estado de Mato Grosso do Sul, com queda mensal de 14,0%, na mesma base de comparação.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – maio de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação mensal por segmento

O Gráfico 4 apresenta a variação mensal por segmentos da PMC. Nessa análise, a  maior variação positiva foi observada em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com uma variação de 126,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com 10,0%, Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com 4,3%, Móveis e eletrodomésticos, com 2,4%, e Veículos, motocicletas, partes e peças, com 1,3%. Outros seis segmentos registraram variações negativas, sendo a maior queda observada em  Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com -27,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – maio de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação acumulada em 12 meses

Conforme ilustrado no Gráfico 5, o Distrito Federal apresentou neutralidade na variação do volume de vendas acumulada nos últimos 12 meses. O resultado representa uma tendência de estabilidade do setor, revertendo as variações negativas observadas em 2022. No Brasil o indicador apresentou uma variação acumulada de 0,2%, sendo este o primeiro resultado positivo desde maio de 2022.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – maio de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação acumulada em 12 meses por segmento

O Gráfico 6 detalha o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, onde é possível perceber que o segmento Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, cuja variação chegou a 43,0%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Materiais para construção, amarga uma variação acumulada de 16,8% até maio de 2023.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – maio de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Índice de base fixa com ajuste sazonal

Analisando o Gráfico 7,  observa-se que o índice de base fixa com ajuste sazonal revela que tanto o Distrito Federal quanto o Brasil apresentam uma tendência de queda no volume de vendas do comércio varejista ampliado. A desaceleração ocorre após uma recuperação do setor em março de 2023. Ademais, o índice nacional mantém um desempenho mais favorável do que o observado na capital federal.

Gráfico 7 – Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – maio de 2023 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2022=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.