PMS: Em abril, volume de serviços recua 8,2% na capital federal

Resumo

  • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 8,2% em abril de 2022 em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 0,2% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, porém, o resultado é de aumento de 10,6% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 12,8%.
  • Os Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio apresentaram a maior alta, com uma variação de 67,0% em relação a abril de 2021. Já os Serviços de informação e comunicação protagonizaram a maior retração, com variação de -21,1% no indicador.

Tabela 1 – Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – abril de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou queda de 8,2% em abril de 2022 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 0,2% na mesma base de comparação.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal também registrou queda, porém menos intensa, de 1,1%. Já o Brasil registrou variação positiva de 9,4% na mesma comparação.

Gráfico 1 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de abril – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O resultado negativo dos serviços em abril de 2022 em relação a abril de 2021 posicionou o Distrito Federal como o 3º menor resultado entre as unidades federativas brasileiras no mês (Gráfico 2). A maior variação mensal foi observada no Alagoas, com variação de +39,1%, enquanto o estado da Rondônia apontou o maior recuo no indicador, com retração de 4,5%.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – abril de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O resultado de abril pode ser explicado pelo comportamento observado entre os segmentos pesquisados (Gráfico 3). Embora os serviços de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tenham avançado 67,0% e os Serviços prestados às famílias, 29,1%, todos os demais segmentos recuaram no mês. Os Outros serviços tiveram variação de -10,9%, os Serviços profissionais, administrativos e complementares, -12,8%, e os Serviços de informação e comunicação, -21,1%.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – abril de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

Apesar do resultado fraco no mês, o volume de serviços do Distrito Federal acumulou uma variação de +10,6% entre maio de 2021 e abril de 2022 com relação a igual período do ano anterior. O resultado nacional foi de +12,8%.

Gráfico 4 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – maio de 2021 a abril de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, cuja variação chegou a 57,9%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Serviços de informação e comunicação, amarga uma variação acumulada de -2,8% até abril de 2022.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – abril de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN