Boletim do PIB trimestral: Economia do DF cresce 4,3% no acumulado em 2022

A estimativa do Produto Interno Bruto trimestral do Distrito Federal realizada pelo IPEDF aponta que, no quarto trimestre de 2022, a economia distrital cresceu 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 0,5%, considerando a série com ajuste sazonal. No acumulado em quatro trimestre, em 2022, a atividade econômica da capital federal avançou 4,3%, contra o mesmo período do ano de anterior.

O Gráfico 1 apresenta os resultados das estimativas do PIB trimestral para o Distrito Federal, fazendo um comparativo com os indicadores do PIB trimestral do Brasil, divulgados nas Contas Nacionais Trimestrais (CNT), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Observa-se que a economia da capital federal apresentou um desempenho acima do registrado no cenário nacional. Desse modo, o Distrito Federal encerrou o quarto trimestre com participação estimada de 3,5%, no PIB trimestral brasileiro, e de 3,4%, no PIB nacional em 2022.

Gráfico 1 – PIB: Taxas de variações – Brasil e Distrito Federal – 4º trimestre de 2022 – (%)

Fonte: Contas Nacionais Trimestrais – IBGE; DIEPS/IPEDF. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.