PMC: Comércio varejista ampliado no DF registra alta de 3,8% em janeiro de 2023

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 3,8% em janeiro de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 0,2% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de neutralidade no DF, enquanto o Brasil teve variação negativa de 0,5%.
  • Os Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 80,4% em relação a janeiro de 2022.
  • Material de construção apresentou a menor variação mensal, com uma variação de 16,2%, em relação a janeiro de 2023.

Conforme pode ser observado na Tabela 1, os indicadores de atividades comerciais para o Brasil e para o Distrito Federal tiveram características semelhantes no período analisado. Assim, no Distrito Federal, as variações indicaram alta e estagnação. Já no Brasil, apenas a variação acumulada de 12 meses apresentou resultado negativo.

Além disso, o Distrito Federal apresentou a mesma variação positiva em três variações, assim apenas na variação acumulada em 12 meses que o DF obteve estagnação no mês de janeiro de 2023. Já o Brasil teve as maiores variações positiva de 0,5% na variação mensal e na variação acumulada ano, e apresentou uma variação negativa de -0,5% na variação acumulada em 12 meses. Por último, a maior diferença na variação do comércio entre o Brasil e o Distrito Federal foi na variação do mês em relação ao mês anterior, e a menor diferença na variação acumulada em 12 meses.

Tabela 1- Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – janeiro de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Observando o Gráfico 1, após um mês de queda no volume de vendas no comércio varejista ampliado no Distrito Federal ocorreu, em janeiro, uma alta de 3,8% no volume de vendas, já descontado o efeito sazonal do período. Este resultado é a sétima variação positiva do comércio ao longo dos últimos doze meses. Já a nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 0,2% na mesma base de comparação.

Outro ponto observado é que a variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal junta-se às variações positivas de fevereiro, abril, maio, agosto, setembro e novembro, quando observado os últimos 12 meses imediatamente anteriores.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – fevereiro de 2022 a janeiro de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Como é possível observar no Gráfico 2, a capital federal registrou um aumento de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o Brasil registrou variação positiva de 0,5% na mesma comparação.

Assim, o volume de vendas do comércio varejista no Distrito Federal apresentou uma variação positiva com relação ao mesmo mês do ano anterior em janeiro de 2023, após demonstrar uma variação negativa de 8,9% em janeiro de 2022.

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de janeiro – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Na base de comparação representada no Gráfico 3, o DF apresentou desempenho superior à média nacional e o 17º resultado entre as Unidades da Federação. A maior variação mensal foi observada no estado do Espírito Santo, com 14,1%, enquanto a menor variação mensal foi no estado de Pernambuco, com -15,4%.

Quando comparado com outros Estados da Região Centro-Oeste, observa-se que o DF obteve a segunda menor variação.

Já quando analisado por Estados com população aproximada, observa-se que o DF apresentou a menor variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior no volume de venda do comércio. Os Estados com população similares ao do Distrito federal são o Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas.

Enfim, quando se analisa o DF com os Estados com PIB per capita próximo, observa-se que o DF apresentou a segunda menor variação mensal. Esses Estados são o Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Gráfico 3-Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – janeiro de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação mensal por segmento

Como pode ser observado no Gráfico 4, a maior variação positiva por segmento foi observada em Livros, jornais, revistas e papelaria, sendo de 80,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com 43,7%, Veículos, motocicletas, partes e peças com 23,4%. Entretanto, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos com -8,7% e Material de construção com -16,2% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – janeiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação acumulada em 12 meses

Como pode-se perceber no Gráfico 5, o desempenho do volume do comércio do Distrito Federal no acumulado de 12 meses foi de uma estagnação em janeiro de 2023. Já o Brasil registrou variação de -0,5% entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023 com relação a igual período do ano anterior.

Consegue-se observar também, uma tendência de alta na variação acumulada em 12 meses, no Distrito Federal, e de queda no cenário nacional, iniciado em julho de 2022. Apontando uma tendência de convergência do crescimento da atividade do comércio varejista ampliado no Brasil e na capital federal.

Gráfico 5- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – janeiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Observando o Gráfico 6, consegue-se detalhar o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio. É possível perceber que o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria, cuja variação chegou a 27,4%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Material de construção obteve uma variação acumulada de -14,3% até janeiro de 2023.

Gráfico 6- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – janeiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %


Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.

Índice de base fixa com ajuste sazonal

Como pode ser observado no Gráfico 7, a análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que há os bons resultados mensais. Todavia, há espaço para crescimento do setor comercial no Distrito Federal. E no Brasil, o volume de vendas no comércio varejista ampliado está estagnado no mesmo nível atingido há 12 meses.

Gráfico 7- Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – janeiro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2022=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.