PMC: Comércio varejista ampliado no DF registra alta de 0,3% em novembro de 2022

  • Resumo
    • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 0,3% em novembro de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 0,6% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 2,1% no DF, enquanto o Brasil teve variação negativa de 0,8%.
    • Os Combustíveis e lubrificantes apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 46,8% em relação a novembro de 2021.

Conforme pode ser observado na Tabela 1, os indicadores de atividades comerciais para o Brasil e para o Distrito Federal tiveram características diferentes no período analisado. Assim, no Distrito Federal, algumas variações indicaram queda, enquanto outras, alta. Dessa forma, a variação acumulada no ano e a variação acumulada em 12 meses apontaram queda no volume de vendas no comércio varejista no Distrito Federal. Assim como, a variação no mês em relação ao mês anterior e a variação mensal com base no mesmo mês do ano anterior apontaram alta no volume de vendas no comércio varejista no DF. Já no Brasil, todas as variações apresentaram resultado negativo.

Além disso, o Distrito Federal apresentou sua menor variação negativa na variação acumulada no ano. E sua maior variação negativa na variação acumulada em 12 meses. Já o Brasil apresentou sua maior variação negativa na variação mensal e sua menor variação negativa na variação do mês com relação ao mês anterior e na variação acumulada no ano. Por último, a maior diferença na variação do comércio entre o Brasil e o Distrito Federal foi na variação mensal, e a menor diferença foi na variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal.

Tabela 1- Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – novembro de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Observando o Gráfico 1, após três meses seguidos de alta no volume de vendas no comércio varejista ampliado no Distrito Federal, ocorreu em novembro um baixo aumento de 0,3% no volume de vendas, já descontado o efeito sazonal do período. Este resultado é a quarta variação positiva do comércio no segundo semestre de 2022. Todavia, a variação foi negativa e calculada em 0,6% na mesma base de comparação à nível nacional.

Outro ponto observado, é que na variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal junta-se às variações positivas de janeiro, fevereiro, abril, maio, agosto, setembro e outubro no ano de 2022.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – dezembro de 2021 a novembro de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Como é possível observar no Gráfico 2, a capital federal registrou aumento de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o Brasil registrou variação negativa de 1,4% na mesma comparação.

Assim, o volume de vendas do comércio varejista no Distrito Federal apresentou uma variação positiva com relação ao mesmo mês do ano anterior em novembro de 2022, após demonstrar uma variação negativa de 8,9% em novembro de 2021.

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de novembro – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Na base de comparação representada no Gráfico 3, o DF apresentou desempenho superior à média nacional e o 8º resultado entre as Unidades da Federação. A maior variação mensal foi observada no estado de Paraíba, com 22,5%, enquanto a menor foi de Pernambuco, com -14,9%.

Quando comparado com outros Estados da Região Centro-Oeste, observa-se que o DF obteve o segundo maior aumento. Já quando analisado por Estados com o número de habitantes aproximado, observa-se que o DF apresentou a segunda menor variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior no volume de venda do comércio. Os Estados com população similares ao do Distrito federal são o Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas. Enfim, quando se analisa o DF com os Estados com PIB per capita próximo, observa-se que nenhum Estado apresentou uma variação maior que o DF. Esses Estados são o Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Gráfico 3- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – novembro de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal por segmento

Como pode ser observado no Gráfico 4, a maior variação positiva por segmento foi observada em Combustíveis e lubrificantes, sendo de 46,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Livros, jornais, revistas e papelaria com 37,5%, Veículos, motocicletas, partes e peças com 13,5%. Entretanto, Material de construção com -15,0% e Outros artigos de uso pessoal e doméstico com -20,5% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – novembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

Como pode-se perceber no Gráfico 5, o desempenho do volume do comércio do Distrito Federal no acumulado de 12 meses percebeu uma variação de -2,1% em novembro de 2022. Já o Brasil registrou variação de -0,8% entre dezembro de 2021 e novembro de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Consegue-se observar também, através do Gráfico 5, uma tendência de queda na variação acumulada em 12 meses, que foi acentuada com uma quebra estrutural a partir de março de 2022. Todavia, acompanha-se uma melhora na variação acumulada em 12 meses a partir de julho de 2022.

Gráfico 5- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – novembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Observando o Gráfico 6, consegue-se detalhar o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, tornando possível perceber que o segmento Combustíveis e lubrificantes, cuja variação chegou a 19,0%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Material de construção, amarga uma variação acumulada de -13,0% até novembro de 2022.

Gráfico 6- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – novembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Índice de base fixa com ajuste sazonal

Como pode ser observado no Gráfico 7, a análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que, mesmo com os bons resultados mensais, o Distrito Federal ainda não retornou ao patamar de atividade observado antes da pandemia. Dessa forma, ainda há espaço para crescimento do setor. No Brasil, o volume de vendas no comércio varejista ampliado está menor que o nível atingido há 12 meses.

Gráfico 7- Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – novembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan