PMS: Setor de serviços recuou 4% no DF em novembro

  • Resumo
    • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 4,0% em novembro de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve uma estagnação de 0,0% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 0,3% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 8,7%.
    • Os Serviços prestados às famílias apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 6,5% em relação a novembro de 2021.

Conforme pode ser observado na Tabela 1, os indicadores do nível de atividade para o Brasil e para o Distrito Federal tiveram sinais diferentes no período analisado. No cenário nacional, três indicaram alta, enquanto um indicou estagnação. Já para o Distrito Federal foi o contrário, as quatro variações indicaram queda. Dessa forma, a estagnação na esfera nacional foi na variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal, e a maior variação negativa no DF ocorreu na variação mensal igual ao mesmo mês do ano anterior. Assim como, a variação acumulada de 12 meses foi a maior alta no Brasil. Além da variação acumulada em 12 meses também foi a menor variação negativa no DF.

Contudo, a maior diferença na variação dos serviços entre o Brasil e o Distrito Federal foi na variação mensal igual ao mesmo mês do ano anterior, e a menor diferença foi na variação do mês em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal.

Tabela 1- Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – novembro de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Observando o Gráfico 1, percebe-se que após uma leve queda no mês de outubro no volume de serviços do Distrito Federal, ocorreu uma queda de 4,0% no volume de vendas, já descontado o efeito sazonal do período, em novembro. Esse resultado é a segunda variação negativa dos serviços após dois meses consecutivos de alta e a terceira queda no segundo semestre de 2022. A nível nacional, a variação foi positiva, porém próxima de 0,0% na mesma base de comparação.

De outro lado, a variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal ao longo do período observado é que novembro se junta às variações negativas de janeiro, fevereiro, abril, maio, junho, julho e outubro de 2022.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – dezembro de 2021 a novembro de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Pode-se observar no Gráfico 2, que a capital federal registrou queda de 9,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o Brasil registrou variação positiva de 6,3% na mesma comparação

Além disso, o volume de serviços no Distrito Federal apresentou uma variação negativa com relação ao mesmo mês do ano anterior em novembro de 2022, após demonstrar uma variação positiva de 16,2% em novembro de 2021.

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de novembro – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Na base de comparação apresentada no Gráfico 3, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o menor resultado entre as Unidades Federativas brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado do Amapá, com 16,7%, enquanto a menor foi do Distrito Federal, com -9,7%.

Dessa forma, o Distrito federal apresentou a maior variação negativa quando comparada com outros Estados da região Centro-Oeste. Assim como, quando analisado por Estados com o número de habitantes aproximado observa-se que o DF e o Rio Grande do Norte foram os únicos que apresentaram variação mensal negativa em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os Estados com população similares ao do Distrito federal são o Rio Grande do Norte, o Piauí e Alagoas. Enfim, quando se analisa o DF com os Estados com PIB per capita próximo, observa-se que Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam uma variação positiva.

Gráfico 3- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – novembro de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal por segmento

Como pode ser observado no Gráfico 4, a maior variação por segmento foi observada em Serviços prestados às famílias, sendo de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Serviços profissionais, administrativos e complementares com 5,9%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio com -10,5%; Serviços de informação e comunicação com -12,4%; e Outros serviços com -25,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – novembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

Como pode-se perceber no Gráfico 5, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal no acumulado em 12 meses foi de uma variação de -0,3% em novembro de 2022. Já o Brasil registrou variação de 8,7% entre dezembro de 2021 e novembro de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Consegue-se observar também, uma tendência de alta na variação acumulada em 12 meses do DF até o mês de março de 2022, e posteriormente uma tendência de queda, que foi acentuada com uma quebra estrutural a partir de abril de 2022. Essa tendência também é observada a nível nacional, mas de forma menos sazonal. A nível nacional ocorreu uma quebra de tendência no mês de outubro de 2022, quando aconteceu uma alta de 0,2% na variação em relação ao mês de setembro.

Gráfico 5- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – novembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Observando o Gráfico 6, consegue-se detalhar o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, cuja variação chegou a 15,1%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Serviços de informação e comunicação, amarga uma variação acumulada de -11,7% até novembro de 2022.

Gráfico 6- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – novembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan