Idecon-DF: 2º trimestre de 2022

• O Idecon-DF registrou crescimento de 2,5% no segundo trimestre de 2022 frente ao mesmo período de 2021. Na mesma base, o PIB brasileiro teve alta de 3,2%.
  • O resultado foi capitaneado pelo desempenho do setor de Serviços (+2,4%). Indústria (+4,6%) e Agropecuária (+0,4%) também contribuíram para o crescimento da economia.
  • No acumulado em quatro trimestres, o Idecon-DF avançou 2,9%, percentual acima do índice brasileiro (+2,6%).
  • Na perspectiva de longo prazo, Serviços (+2,9%) e Indústria (+3,3%) verificaram expansão, enquanto Agropecuária (-0,1%) manteve-se relativamente estável.

Resultado geral do 2º trimestre contra o mesmo trimestre do ano anterior

A atividade econômica no Distrito Federal, no segundo trimestre de 2022, cresceu 2,5% na comparação a igual trimestre de 2021, sétimo resultado positivo do Idecon-DF.  Contudo, o desempenho da economia brasiliense se mostrou menos favorável do que o da nacional que, segundo o IBGE, avançou 3,2% na mesma base de comparação.

Gráfico 1 – PIB-Brasil e Idecon-DF – Trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior – 1T2017 a 2T2022

Fonte: IBGE e IPEDF Codeplan. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Todos os setores obtiveram resultado positivo: Agropecuária,+0,4%, Serviços, +2,4%, e Indústria, +4,6%, indicando um cenário no qual a economia mostra-se aquecida.

Desempenho dos setores

O resultado do segundo trimestre de 2022 foi encabeçado pelo setor de Serviços, que cresceu 2,4% em relação a igual período do ano anterior, refletindo, majoritariamente, as altas de Atividades Financeiras (+3,4%) e Outros Serviços[1] (+3,7%). Já o Comércio verificou queda de 0,9% no período considerado em relação ao segundo trimestre de 2021.

A Indústria, por sua vez, teve o maior percentual de crescimento (+4,6%) nessa base de comparação, influenciada pelo maior nível de atividade da Construção (+8,5%). A Agropecuária ficou relativamente estável (+0,4%) em sua variação trimestral.

Resultados acumulados em quatro trimestres

No acumulado de quatro trimestres, a economia do Distrito Federal expandiu 2,9% em relação ao mesmo período de 2021, superando o percentual calculado para o PIB brasileiro (+2,6%). Esse cenário indica que as atividades produtivas distritais encontram-se mais dinâmicas que a média nacional. O incremento vivenciado pela economia brasiliense se dá em função das altas em Serviços (+2,9%) e da Indústria (+3,3%).

[1] O grupo Outros serviços engloba as atividades: Informação e comunicação; Alojamento e alimentação; Transporte, armazenagem e correio; Atividades imobiliárias; Educação e saúde privadas; Serviços domésticos. Atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; e Artes, cultura, esporte e recreação e outras atividades de serviços.