PMS: Em junho, volume de serviços recua 0,3% na capital federal

  • Resumo
    • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 0,3% em junho de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 0,7% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 5,6% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 10,5%. Os Serviços prestados às famílias apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 8,6% em relação a junho de 2021.
    • Os Serviços prestados às famílias apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 8,6% em relação a junho de 2021.

Tabela 1- Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – junho de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O nível de atividades do setor de serviços do Distrito Federal apresentou queda de 0,3% em junho de 2022 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 0,7% na mesma base de comparação.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou queda de 6,9%. Já o Brasil registrou variação positiva de 6,3% na mesma comparação.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – julho de 2021 a junho de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o 26º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Tocantins, com 16,6%, enquanto a menor foi de Acre, com -11,7%.

Gráfico 3- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – junho de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal por segmento

A maior variação por segmento foi observada em Serviços prestados às famílias, sendo de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio com 3,5%; Serviços profissionais, administrativos e complementares com 2,8%; Serviços de informação e comunicação com -13,9%; Outros serviços com -20,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – junho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de 5,6% em junho de 2022. Já o Brasil registrou variação de 10,5% entre julho de 2021 e junho de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Gráfico 5-Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – junho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, cuja variação chegou a 39,1%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Outros serviços, amarga uma variação acumulada de -7,7% até junho de 2022.

Gráfico 6- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – junho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN