PNADCT: DF encerra o 2° trimestre de 2022 com taxa de desemprego em 11,5%

• Resumo
    • A taxa de desocupação do Distrito Federal encerrou o segundo trimestre de 2022 em 11,5%, reduzindo 1,1 ponto percentual em relação ao trimestre passado e 2,8 p.p. em relação ao segundo trimestre de 2021.
    • A população ocupada no Distrito Federal apresentou alta de 11,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que representa um incremento de 166 mil pessoas ocupadas.
    • Como, em relação ao trimestre passado, houve um aumento de 3,9% no número de ocupados, representando um aumento de 59 mil pessoas.
    • O rendimento real médio dos trabalhadores locais foi de R$ 4.581 no segundo trimestre de 2022, apresentando redução de 4,8% em relação à igual período do ano anterior.

Gráfico 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Taxa de desocupação, com e sem ajuste sazonal – Distrito Federal – 1T2016 a 2T2022

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan
* Dessazonalização realizada através do método X13-ARIMA-SEATS.

A taxa de desocupação do Distrito Federal, com ajuste sazonal, encerrou o segundo trimestre de 2022 em 11,5%, apresentando queda de 0,8 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior. Os dados vêm da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral divulgada pelo IBGE. Como é mostrado no Gráfico 1, historicamente, o segundo trimestre de cada ano apresenta uma taxa de desemprego inferior à observada no trimestre anterior. Esse comportamento sazonal só não foi observado em 2020, em parte, em função do evento atípico causado pela pandemia de Covid-19.

Vale destacar que esse movimento de redução da taxa de desemprego se deu concomitantemente a um acréscimo da taxa de participação na força de trabalho, que passou de 66,1%, no segundo trimestre de 2021, para 70,6% no segundo trimestre de 2022. Isso indica que uma maior parcela da população está buscando uma colocação no mercado de trabalho, possivelmente, mostrando uma melhora da perspectiva dos trabalhadores em obter uma vaga de emprego.

A população ocupada no Distrito Federal apresentou aumento de 59 mil pessoas (+3,9%) entre o segundo trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2022. Com o incremento do quantitativo de ocupados, a taxa de desemprego local caiu 2,8 pontos percentuais (p.p.), atingindo 11,5% na capital brasileira. O resultado é o menor percentual desde o segundo trimestre de 2016, período no qual a taxa de desocupação dessazonalizada foi de 11,2%.

Em se tratando das ocupações dos trabalhadores, houve aumento no número de empregados em sete das oito ocupações analisadas, na comparação com o segundo trimestre de 2021. A exceção foram os trabalhadores domésticos sem carteira assinada, com queda de 6,6% (-4 mil pessoas). Os empregados no setor privado com carteira assinada se destacaram por apresentar a maior variação absoluta (67 mil trabalhadores), enquanto os trabalhadores familiares auxiliares obtiveram a maior variação relativa no período destacado (116,7%).

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores locais foi de R$ 4.581 no segundo trimestre de 2022, valor que representa uma queda de 7,4% sobre o montante registrado no primeiro trimestre do mesmo ano (R$ 4.945) e de 4,8% em relação ao segundo trimestre de 2021, como é mostrado na Tabela 1.

Tabela 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Principais resultados – Distrito Federal – 2T2022

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

*Rendimento médio real de todos os trabalhos, efetivamente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho (R$)