PMC: Comércio varejista recua 4,3% no DF em junho

  • Resumo
    • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou queda de 4,3% em junho de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 2,3% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 5,5% no DF, enquanto o Brasil teve variação negativa de 0,8%.
    • Os Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 61,7% em relação a junho de 2021.

Tabela 1- Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – junho de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O nível de atividades do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou queda de 4,3% em junho de 2022 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 2, 3% na mesma base de comparação.

Com a retração do mês, a capital federal também registrou queda de -6, 6 % em relação a junho de 2021. Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à media nacional, apresentando o 4° pior resultado entre as UFs brasileiras, empatado com o Espírito Santo. A maior variação mensal foi observada no estado do Mato grosso do Sul , com 6,5 %, enquanto a menor foi no estado da Bahia , com -11,2 %. Já o Brasil registrou variação negative de 3, 1%.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – julho de 2021 a junho de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – junho de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal por segmento

A maior variação positiva por segmento foi observada em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, sendo de 61,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Outros artigos de uso pessoal e doméstico com 18,2%, Livros, jornais, revistas e papelaria com 17,4%. Entretanto, Tecidos, vestuário e calçados com -20,0% e Móveis e eletrodomésticos com -21,9% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 3- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – junho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de -5,5% em junho de 2022. Já o Brasil registrou variação de -0,8% entre julho de 2021 e junho de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – junho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, é possível perceber que o segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, cuja variação chegou a 32,3%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Móveis e eletrodomésticos, amarga uma variação acumulada de -23,0% até junho de 2022.

Gráfico 5- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – junho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Índice de base fixa com ajuste sazonal

A análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que, mesmo com os bons resultados mensais, o Distrito Federal ainda não retornou ao patamar de atividade observado antes da pandemia, indicando que há espaço para crescimento do setor. No Brasil, o volume de vendas no comércio varejista ampliado está menor que o nível atingido à 12 meses.

Gráfico 6- Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – junho de 2022 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN