Boletim do PIB Trimestral: Economia do Distrito Federal se mantém estável entre o primeiro e segundo trimestre de 2023

No segundo trimestre de 2023, de acordo com a estimativa do IPEDF, o Produto Interno Bruto (PIB) trimestral do Distrito Federal cresceu 0,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao segundo trimestre de 2021, a economia distrital se manteve estável, com variação de volume de 0,1%, considerando os ajustes sazonais. No acumulado dos últimos quatro trimestres encerrado em julho, a atividade econômica da capital federal avançou 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Gráfico 1 mostra as estimativas do PIB trimestral do Distrito Federal comparadas com os indicadores do PIB trimestral do Brasil divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas Contas Nacionais Trimestrais (CNT). Nota-se que a economia da capital federal teve um desempenho abaixo do observado no cenário nacional. Em valores correntes, o PIB trimestral do DF totalizou R$ 88,187 bilhões, contribuição de 3,3% para o PIB trimestral brasileiro (R$ 2,651 trilhões).

Gráfico 1 – PIB: Taxas de variações – Brasil e Distrito Federal – 2º trimestre de 2023 – (%)

Fonte: Contas Nacionais Trimestrais – IBGE; DIEPS/IPEDF. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.