IPCA-15: Prévia da inflação de setembro registra alta de 0,87% no DF

Resumo

  • IPCA-15 do Distrito Federal registrou alta de 0,87% no período de 15 de agosto a 14 de setembro em relação ao período de 14 de julho a 14 de agosto.
  • O resultado representa a  segunda maior inflação entre as capitais pesquisadas.
  • A principal contribuição positiva foi do grupo Transportes (+0,69 p.p.).

O Gráfico 1 apresenta os resultados do IPCA-15 relativos a setembro de 2023, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador da capital federal apontou um aumento de 0,87% nos preços dos bens e serviços no período de 15 de agosto a 14 de setembro em relação ao período de 14 de julho a 14 de agosto. Esse resultado posiciona o Distrito Federal como a segunda maior inflação mensal entre as capitais analisadas, acima do índice nacional, calculado em 0,35%. Nos últimos 12 meses, a capital federal acumulou uma inflação de 6,15%, enquanto o índice nacional atingiu 5,00%, ambos ultrapassando o limite superior da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central.

Gráfico 1 – Variação mensal e acumulada em 12 meses – % – Brasil e regiões pesquisadas – setembro de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Conforme ilustrado no Gráfico 2, em setembro a inflação mensal foi impulsionada pela alta do grupo Transportes,  que apresentou uma variação de 2,98%, gerando um maior impacto dentro do índice geral de preços, de +0,22 ponto percentual (p.p.). Em contraste, entre os nove grupos analisados pelo IBGE, Alimentação e bebidas e Artigos de residência registraram variações negativas no período,  resultando em uma contribuição negativa de -0,04 p.p. e -0,01 p.p., respectivamente, para  índice cheio.

Gráfico 2 – Variação (%) e contribuição (p.p), por grupo de produtos – Distrito Federal – setembro de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Conforme apresentado na Tabela 1, ao analisar as contribuições por itens do IPCA-15, a maior contribuição positiva foi identificada no item Combustíveis, que acrescentou +0,51 p.p., seguido por Aluguel e taxas (+0,12 p.p.) e Transporte público (+0,09 p.p.). Por outro lado, ao destacar as contribuições negativas, os itens Carnes e Leites e derivados registraram deflação, retirando do índice geral de setembro -0,04 p.p. e -0,03 p.p., respectivamente.

Tabela 1 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por item – Distrito Federal – setembro de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

A Tabela 2 analisar as principais contribuições positivas e negativas por subitens do IPCA-15. A Gasolina foi o subitem com o impacto significativo, acrescentando +0,42 p.p. para o índice geral do mês. Cabe também destaque para os subitens Óleo diesel e Passagem aérea, ambos contribuindo com +0,08 p.p. Por outro lado, as cinco principais contribuições negativas foram responsáveis por retirar 0,02 p.p. do índice cheio, cada uma. São eles: Energia elétrica residencial, Perfume, Leite longa vida, Ovo de galinha e Mamão.

Tabela 2 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por subitem – Distrito Federal – setembro de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.