PMC:  Volume de venda do comércio varejista do DF desacelera 0,7% em outubro

Resumo

• O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou queda de 0,7% em outubro de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 0,4% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 1,0% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 1,8%.
  • Equipamentos para escritório e comunicação apresentou a maior alta mensal, com uma variação de 81,1% em relação a outubro de 2022.

A Tabela 1 exibe o resultado mensal da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o Brasil e o Distrito Federal. No mês de outubro, o comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou uma desaceleração no volume de vendas, com queda 0,7% em relação ao mês anterior. Adicionalmente, comparado a outubro de 2022, as vendas registraram um decrescimento de 1,4%. Quando ampliamos nossa visão para um período mais abrangente, o acumulado no ano até outubro de 2023 revelou um aumento de 0,9%, enquanto nos últimos 12 meses, o incremento foi de 1,0%. No contexto nacional, o Brasil também apresentou uma desaceleração, de 0,4%, em relação ao mês anterior e um aumento de 2,5% em comparação a outubro de 2022. Esses números também se mostraram positivos nos acumulados, com um crescimento de 2,4% no ano e 1,8% nos últimos 12 meses.

Tabela 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – outubro de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: IPEDF CODEPLAN.

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O nível de atividades do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou queda de 0,7% em outubro de 2023 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 0,4% na mesma base de comparação.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – novembro de 2022 a outubro de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: IPEDF CODEPLAN.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

O Gráfico 2 mostra a variação mensal em relação ao mesmo mês do anos anterior, dos últimos cinco anos. Em outubro de 2023, no Distrito Federal, houve uma queda de 1,4% no volume de vendas do comércio varejista ampliado. Já em âmbito nacional, o Brasil registrou um crescimento de 2,5% nessa comparação.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de outubro – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: IPEDF CODEPLAN.

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e a 9ª menor variação entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Maranhão, com 19,5%, enquanto a menor foi de Paraíba, com -12,8%.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – outubro de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Variação mensal por segmento

A maior variação positiva por segmento foi observada em Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, sendo de 14,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior (Gráfico 4). Em seguida, temos Veículos, motocicletas, partes e peças com 12,3%, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos com 7,0%. Entretanto, Livros, jornais, revistas e papelaria com -19,9% e Combustíveis e lubrificantes com -23,7% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – outubro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu um crescimento de 1,0% em outubro de 2023. Já o Brasil registrou aumento de 1,8% entre novembro de 2022 e outubro de 2023 com relação a igual período do ano anterior.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – outubro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, é possível perceber que o segmento Livros, jornais, revistas e papelaria, cuja variação chegou a 10,1%, obteve o melhor desempenho do período (Gráfico 6). Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Combustíveis e lubrificantes, teve redução acumulada de 7,9% até outubro de 2023.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – outubro de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %