PMS: Em maio, setor de serviços avança 0,4% no DF

Resumo

  • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou aumento de 0,4% em maio de 2023, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 0,9% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 0,5% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 6,4%.
  • Os Serviços de informação e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 30,5% em relação a maio de 2022.

Na Tabela 1, estão apresentados os resultados dos indicadores que medem o volume de serviços tanto no Distrito Federal quanto em âmbito nacional. Durante o mês de maio, o desempenho do setor na capital federal registrou um aumento de 0,4% em comparação com o mês de abril, de acordo com os dados ajustados sazonalmente. A nível nacional, o crescimento foi de 0,9%, também considerando a mesma base de comparação. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o Distrito Federal observou um crescimento de 7,9%, enquanto o país experimentou um crescimento de 4,7%. No que tange ao acumulado do ano de 2023, ambos demonstraram um crescimento no setor de serviços, com aumento de 3,7% no Distrito Federal e de 4,8% na média nacional. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a capital federal registrou queda de 0,5%, ante o avanço de 6,4% no indicador nacional.

Tabela 1 – Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – maio de 2023 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

No Gráfico 1, podemos observar que o setor de serviços do Distrito Federal teve um desempenho positivo em maio, sendo a segunda variação positiva registrada no ano de 2023. O setor na capital federal cresceu 0,4% em relação a abril de 2023, considerando a série com ajuste sazonal. O Brasil também registrou variação positiva nesse indicador, de 0,9% no mesmo período.

Gráfico 1 – Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – junho de 2022 a maio de 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

O Gráfico 2 mostra como o volume de serviços no Distrito Federal variou em maio, em relação ao mesmo mês do ano anterior, nos últimos cinco anos. Em maio de 2023, houve um avanço de 7,9% no volume de serviços da capital federal, uma variação maior do que a observada em 2022. No âmbito nacional, o setor de serviços teve um avanço de 4,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 2 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de maio – 2019 a 2023 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Como podemos ver no Gráfico 3, o Distrito Federal a décima quinta maior variação mental entre as 26 Unidades da Federação (UFs) e o Brasil. O estado de Mato Grosso teve a maior variação mensal, com 29,4%, enquanto o estado do Amapá teve a menor variação, registrando queda de 1,4%.

Gráfico 3 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – maio de 2023 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação mensal por segmento

Conforme apresentado no Gráfico 4, a maior variação por segmento foi observada em Serviços de informação e comunicação, sendo de 30,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Serviços prestados às famílias, com 10,7%, Outros serviços, com 6,8%, e  Serviços profissionais, administrativos e complementares, com 5,8%. Já o segmento de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou variação negativa, de 15,7% no mesmo período de referência.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – maio de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de -0,5% em maio de 2023 (Gráfico 5). Já o Brasil registrou variação de 6,4% entre junho de 2022 e maio de 2023 com relação a igual período do ano anterior.

Gráfico 5 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – maio de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, no Gráfico 6 é possível perceber que o segmento Serviços prestados às famílias, cuja variação chegou a 12,0%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, amarga uma variação acumulada de -7,8% até maio de 2023.

Gráfico 6 – Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – maio de 2023 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.