PED: Taxa de desemprego do DF atinge 16,5% em maio

• A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 16,5% em maio de 2023, abaixo do percentual verificado no mês anterior (16,8%);
  • A taxa de participação aumentou para 64,8%;
  • Os setores de atividade que registraram aumento de ocupados, foram Serviços (+10 mil), Construção (+4 mil), Administração pública (+3 mil) e Indústria de transformação (+2 mil);
  • Todas as posições na ocupação registraram aumento de ocupados, com exceção de empregados domésticos (-2 mil). A categoria que mais absorveu mão de obra foram os empregos do setor privado sem carteira assinada (+8 mil);
  • O rendimento médio trimestral real dos ocupados no mês anterior (abril) teve variação de -0,4% em relação a março.

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF), a taxa de desemprego do Distrito Federal decresceu 0,3 ponto percentual (p.p.) entre abril e maio de 2023, alcançando 16,5%. Em contrapartida, nesse mesmo período, a taxa de participação avançou 0,5 p.p., indo de 64,3% para 64,8%. Analisando a evolução desses indicadores, observa-se que a taxa de desemprego mostra indícios de queda, após um período de estabilidade, permanecendo acima dos resultados observados em 2022. Já a taxa de participação registrada em maio é a maior desde março de 2022.

Gráfico 1– Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – Percentual (%) – Distrito Federal – maio de 2022 a maio de 2023

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

O Gráfico 2 apresenta a decomposição da variação na taxa de desemprego entre os meses de abril e maio de 2023. Observa-se que o aumento da população ocupada fez a taxa de desemprego cair 1,1 p.p. Em contrapartida, o aumento da taxa de participação  adicionou 0,7 p.p. ao indicador, e a expansão da população em idade ativa, sobretudo por meio do envelhecimento populacional, fez a taxa de desemprego aumentar em 0,1 p.p.

Gráfico 2 – Decomposição da variação mensal da taxa de desemprego – Percentual (%) e ponto percentual (p..p.) – Distrito Federal – maio de 2023

A Tabela 1 apresenta os principais resultados da PED-DF no mês de maio, fazendo um comparativo com os resultados observados no mês de abril do mesmo ano e de maio do ano anterior. O número de desocupados apresentou queda em 1,1% no mês em relação ao mês imediatamente anterior, atingindo 278 mil pessoas. No mesmo período, o número de ocupados aumentou 1,3%, chegando a 1,408 milhão de pessoas. Já o número de indivíduos fora da força de trabalho reduziu em 1,3%, totalizando 916 mil pessoas. Com isso, houve um aumento na taxa de participação de 0,5 p.p. no período, indo de 64,3% para 64,8% entre abril e maio.

Analisando em termo de posição na ocupação, apenas nos empregados domésticos foi observada queda no mês, de -2,7% em relação ao mês de abril. Em termos absolutos, o número de empregados no setor privado com carteira assinada registrou um aumento de 8 mil pessoas. Em contrapartida, os trabalhadores do setor privado sem carteira assinada seguem sendo a posição com mais crescimento, em termos percentuais, de 7,3% no mesmo período. Analisando o comportamento do mercado de trabalho por setor de atividade, em números absolutos, o setor de serviços apresentou um aumento de10 mil ocupados entre abril e maio. Em termos percentuais, destaca-se a construção, que cresceu 5,8% no período.

Tabela 1 – Estimativas para população em idade ativa de 14 anos e mais e sua ocupação no mercado de trabalho – Distrito Federal – maio de 2022, abril de 2023 e maio de 2023

A Tabela 2 analisa o rendimento médio real trimestral, tendo como referência o mês anterior ao mês da pesquisa. No trimestre até abril de 2023, o rendimento dos trabalhadores ocupados apresentou uma variação negativa de 0,4%, em relação ao trimestre encerrado em março.  Entre os trabalhadores assalariados observou-se uma redução nos rendimentos de 1,1%. Por fim, o rendimento médio do trabalhador autônomos variou positivamente em 1,8%, na mesma base de comparação.

Tabela 2 – Rendimento médio real trimestral – Distrito Federal – abril de 2022, março de 2023 e abril de 2023