IPCA-15: Prévia da inflação do Distrito Federal registra alta de 0,45%, em maio

• O IPCA-15 do Distrito Federal registrou alta de 0,45% no período de 14 de abril e 15 de maio de 2023, em relação ao período anterior;
  • O resultado é o 4º entre as capitais pesquisadas;
  • A principal contribuição positiva foi do grupo Alimentação e bebidas (+0,21 p.p.).

Conforme o Gráfico 1, a prévia da inflação do Distrito Federal registrou alta de 0,45%, em maio de 2023, de acordo com os resultados do IPCA-15, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação mensal dos preços na capital federal foi a quarta menor entre as onze regiões analisadas na pesquisa, ficando abaixo da média nacional, calculada em 0,51%. A inflação dos bens e serviços acumula alta de 4,4%, no Distrito Federal, e de 4,07, no Brasil, ambas abaixo do teto da meta de inflação estipulada pelo Banco Central.

Gráfico 1 – Variação mensal e acumulada em 12 meses – % – Brasil e regiões pesquisadas – maio de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

O Gráfico 2 apresenta a variação e a contribuição de cada um dos nove grupos de bens e serviços considerados no cálculo do IPCA-15. Para o índice geral de maio, o grupo que mais contribui para o cenário inflacionário foi o de Alimentação e bebidas, com variação de 1,25% e contribuição de 0,21 p.p. Seguido, respectivamente, por Saúde e cuidados pessoais (1,18% e + 0,16 p.p.), Vestuário (0,89 e +0,04 p.p.), Habitação (0,28% e +0,04 p.p.) e Transportes (0,10% e 0,02 p.p.). O grupo de Artigos de residência apresentou variação e contribuição negativas para o índice geral, de -0,70% e -0,02 p.p, respectivamente. Os grupos de Comunicação, Educação e Despesas pessoais apresentaram deflação de 0,02% e contribuição nula para o índice cheio.

Gráfico 2 – Variação (%) e contribuição (p.p), por grupo de produtos – Distrito Federal – maio de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

A Tabela 1 mostra as maiores e menores contribuições para o índice geral, desagregando por itens do IPCA-15. Nessa condição, a maior contribuição ficou a cargo do item Veículo próprio, em 0,13 p.p, seguido de Alimentação fora do domicílio, Produtos farmacêuticos e Planos de saúde, ambos adicionando 0,07 p.p. ao índice cheio do mês de maio. Entre as contribuições negativas, destacam-se o item Transporte público (-0,08 p.p.) e Combustíveis veiculares (-0,03 p.p.), com deflação de 2,21% e 0,42%, respectivamente.

Tabela 1 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por item – Distrito Federal – maio de 2023

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Do mesmo modo, a Tabela 2 apresenta a contribuição desagregada por subitens do IPCA-15, onde observa-se que o subitem Plano de saúde teve contribuição de + 0,07 p.p no índice geral, seguido de Conserto de automóvel com + 0,06 p.p. Por outro lado, a Passagem aérea foi o destaque negativo, retirando -0,08 p.p do índice cheio e com variações de -5,10%, em maio.

Tabela 2 – Maiores contribuições (p.p) e suas respectivas variações (%), por subitem – Distrito Federal – maio de 2023