PNADCT: Distrito Federal registra taxa de desemprego de 10,3% no 4° trimestre de 2022

•    Resumo
    • A taxa de desocupação do Distrito Federal encerrou o quarto trimestre de 2022 em 10,3%, reduzindo 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre passado e 1,9 p.p. em relação ao quarto trimestre de 2021.
    • A população ocupada no Distrito Federal apresentou alta de 6,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que representa um incremento de 104 mil pessoas ocupadas.
    • Porém, em relação ao trimestre passado, houve uma alta de 1,4% no número de ocupados, representando um aumento de 23 mil pessoas.
    • O rendimento real médio dos trabalhadores locais foi de R$ 5.007 no quarto trimestre de 2022, apresentando crescimento de 7,1% em relação à igual período do ano anterior.

Como pode ser observado no Gráfico 1, a taxa de desocupação do Distrito Federal, com ajuste sazonal, encerrou o quarto trimestre de 2022 em 10,8%, apresentando estabilidade com relação ao trimestre anterior. Os dados vêm da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral divulgada pelo IBGE. Com relação ao quarto trimestre de 2021 ocorreu uma queda de 1,9 ponto percentual (p.p), mostrando que houve uma queda estrutural na taxa de desocupação.

Gráfico 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Taxa de desocupação, com e sem ajuste sazonal – Distrito Federal – 1T2018 a 4T2022

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Dessazonalização realizada através do método X13-ARIMA-SEATS.

Como pode ser observado na Tabela 1, vale destacar que esse movimento de redução da taxa de desemprego se deu concomitantemente a um acréscimo da taxa de participação na força de trabalho, que passou de 69,5%, no quarto trimestre de 2021, para 71,1% no quarto trimestre de 2022. Isso indica que uma maior parcela da população está buscando uma colocação no mercado de trabalho, possivelmente, mostrando uma melhora da perspectiva dos trabalhadores em obter uma vaga de emprego. Apesar disso, a taxa de participação apresentou uma redução quando comparada com o trimestre anterior, quando seu valor foi de 71,4%.

A população ocupada no Distrito Federal apresentou aumento de 23 mil pessoas (+1,4%) entre o terceiro e o quarto trimestres de 2022. Com o incremento do quantitativo de ocupados, a taxa de desemprego local caiu 0,7 pontos percentuais (p.p.), atingindo 10,3% na capital brasileira. O resultado é o menor percentual desde o quarto trimestre de 2015, período no qual a taxa de desocupação dessazonalizada foi de 10,2%.

Em se tratando das ocupações dos trabalhadores, houve aumento no número de empregados em cinco das oito ocupações analisadas, na comparação com o quarto trimestre de 2021. A exceção foram os trabalhadores domésticos com carteira assinada, com queda de 2,2% (-1 mil pessoas), os empregados no setor público, com queda de 4,1 % (- 14 mil pessoas) e os trabalhadores por conta própria, com queda de 7,1% (- 24 mil pessoas). Os empregados no setor privado com carteira assinada se destacaram por apresentar a maior variação absoluta (+ 29 mil trabalhadores), enquanto os trabalhadores auxiliares familiares obtiveram a maior variação relativa no período destacado (20,0%).

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores locais foi de R$ 5.007 no quarto trimestre de 2022, valor que representa um aumento de 1,2% sobre o montante registrado no terceiro trimestre do mesmo ano (R$ 4.950) e de 7,1% em relação ao quarto trimestre de 2021.

Tabela 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Principais resultados – Distrito Federal – 4T2022

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

*Rendimento médio real de todos os trabalhos, efetivamente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho (R$)