PNADCT: DF encerra o 3° trimestre de 2022 com taxa de desemprego em 10,9%

•    Resumo
    • A taxa de desocupação do Distrito Federal encerrou o terceiro trimestre de 2022 em 10,9%, reduzindo 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre passado e 3,6 p.p. em relação ao terceiro trimestre de 2021.
    • A população ocupada no Distrito Federal apresentou alta de 10,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que representa um incremento de 151 mil pessoas ocupadas.
    • Porém, em relação ao trimestre passado, houve uma alta de 2,0% no número de ocupados, representando um aumento de 32 mil pessoas.
    • O rendimento real médio dos trabalhadores locais foi de R$ 4.878 no terceiro trimestre de 2022, apresentando crescimento de 8,2% em relação à igual período do ano anterior.

Como pode ser observado no Gráfico 1, a taxa de desocupação do Distrito Federal, com ajuste sazonal, encerrou o terceiro trimestre de 2022 em 10,7%, apresentando queda de 0,7 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior. Os dados foram obtidos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADCT) divulgada pelo IBGE. Com relação ao terceiro trimestre de 2021 ocorreu uma queda de 3,6 pontos percentuais (p.p), mostrando que houve uma queda estrutural na taxa de desocupação após a pandemia da covid-19.

Gráfico 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Taxa de desocupação, com e sem ajuste sazonal* – Distrito Federal – 1T2018 a 3T2022

Nota: * Dessazonalização realizada através do método X13-ARIMA-SEATS.

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Como pode ser observado na Tabela 1, o movimento de redução da taxa de desemprego foi acompanhado simultaneamente por um acréscimo da taxa de participação na força de trabalho, que passou de 68,9%, no terceiro trimestre de 2021, para 71,4% no terceiro trimestre de 2022. Evidenciando um aumento da parcela da população em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Na capital federal, a população ocupada apresentou um aumento de 151 mil pessoas (+10,4%) entre o segundo e o terceiro trimestre de 2022. Com o incremento do quantitativo de ocupados, a taxa de desemprego local caiu 0,6 p.p., atingindo 10,9%. O resultado é o menor percentual desde o primeiro trimestre de 2016, período no qual a taxa de desocupação dessazonalizada foi de 10,6%.

Analisando a posição na ocupação, observou-se um aumento no número de empregados em sete das oito ocupações consideradas no levantamento, na comparação com o terceiro trimestre de 2021. A exceção foram os trabalhadores domésticos sem carteira assinada, com queda de 9,1% (-6 mil pessoas). Os empregados no setor privado com carteira assinada se destacaram por apresentar a maior variação absoluta (57 mil trabalhadores), enquanto os trabalhadores domésticos com carteira assinada obtiveram a maior variação relativa no período destacado (55,2%).

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores locais foi de R$ 4.878 no terceiro trimestre de 2022, valor que representa uma queda de 7,1% sobre o montante registrado no segundo trimestre do mesmo ano (R$ 4.555) e de 4,8% em relação ao segundo trimestre de 2021.

Tabela 1 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral – Principais resultados – Distrito Federal – 3T2022

Fonte: PNAD Contínua Trimestral/IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

*Rendimento médio real de todos os trabalhos, efetivamente recebido por mês, pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho (R$)