Em março, o volume de vendas do comércio varejista ampliado mostrou variação de 0,8% na comparação com fevereiro, quando havia avançado 0,3%, descontados os efeitos sazonais. Contudo, na comparação com março de 2018, o comércio se mostrou em retração de 5,1%. Possivelmente, o menor número de dias úteis pode ter tido influência nesse resultado, quando comparado ao ano anterior. Além disso, contribuiu para este resultado na comparação mensal entre os anos, o desempenho dos segmentos: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,4%), Material de construção (7,3%) e Veículos, motocicletas, partes e peças (0,3%).
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Desempenho em 12 meses
Com o resultado de março, o comércio ampliado acumula em 12 meses retração de 2,8% – oitavo mês seguido com retração nessa base de comparação. Esse indicador vem sinalizando continuamente a dificuldade de o comércio varejista reagir à recessão e às mudanças do comportamento do consumidor nos últimos anos.
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Mais uma vez, entre as categorias analisadas, praticamente todas apresentaram retração. As únicas exceções foram os segmentos Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,3%) e Material de construção (5,4%). Esses segmentos mostram uma certa estabilidade de resultados ao longo do tempo, e principalmente, durante todo o ano de 2018. O gráfico abaixo mostra como são poucos os segmentos que estão em expansão, estando os demais em trajetória de queda desde antes de 2018.
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Abaixo, está a tabela com as informações da variação mensal (março de 2019 em comparação a março de 2018) e da variação acumulada em 12 meses. Note-se que de fato, são apenas três segmentos que mostram números positivos em praticamente todo primeiro trimestre de 2019.
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Por fim, cabe mencionar que no Brasil, a variação em relação a fevereiro foi positiva (1,1%). Mas, no acumulado em 12 meses, o índice registra avanço de 3,9%, mantendo-se, portanto, a dinâmica antagônica entre o comportamento do comércio local e nacional.