PMS: Em outubro, o volume de serviços recua 1,6% na capital federal

  • Resumo
    • O nível de atividade do setor de serviços do Distrito Federal registrou queda de 1,6% em outubro de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 0,6% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de aumento de 1,9% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 9,0%.
    • Os Serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 13,7% em relação a outubro de 2021.

Conforme pode ser observado na Tabela 1, os indicadores do nível de atividade para o Brasil e para o Distrito Federal tiveram, em sua maioria, características diferentes no período analisado. No cenário nacional, três indicaram alta, enquanto uma indicou queda. Já para o Distrito Federal foi o contrário, três indicaram queda, enquanto uma indicou alta. Dessa forma, a nível nacional a queda foi na variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal, e a maior variação negativa no DF também ocorreu nessa variação. Assim como, a variação mensal igual ao mesmo mês do ano anterior foi a maior alta para o Brasil. E a variação acumulada em 12 meses foi a variação positiva no DF.

Enfim, a maior diferença na variação dos serviços entre o Brasil e o Distrito Federal foi na variação mensal igual ao mesmo mês do ano anterior, e a menor diferença foi na variação do mês em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal.

Tabela 1- Variação do volume de serviços prestados, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – outubro de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Observando o Gráfico 1, percebe-se que após uma alta nos meses de agosto e setembro no volume de serviços do Distrito Federal, ocorreu uma queda de 1,6% no volume de vendas, já descontado o efeito sazonal do período, em outubro. Esse resultado é a segunda variação negativa dos serviços no segundo semestre de 2022. A nível nacional, a variação também foi negativa e calculada em 0,6% na mesma base de comparação.

Outro ponto na variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal ao longo do período observado é de que outubro se junta às variações negativas de janeiro, fevereiro, abril, maio, junho e julho de 2022.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – novembro de 2021 a outubro de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou queda de 0,9%. Já o Brasil registrou variação positiva de 9,5% na mesma comparação.

Assim como é possível observar no Gráfico 2, o volume de serviços no Distrito Federal apresentou uma variação negativa com relação ao mesmo mês do ano anterior em outubro de 2022, após demonstrar uma variação positiva de 1,8% em outubro de 2021.

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de outubro – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Na base de comparação apresentada no Gráfico 3, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e apresentou o 25º resultado entre as Unidades Federativas brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado do Mato Grosso, com 35,8%, enquanto a menor foi do Mato Grosso do Sul, com -6,3%.

Quando comparado com outros Estados da região Centro-Oeste, observa-se que o DF foi o que obteve a segunda maior variação negativa. Já quando analisado por Estados com o número de habitantes aproximado observa-se que o DF foi o único que apresentou variação mensal negativa em relação ao mesmo mês do ano anterior no volume de serviços. Os Estados com população similares ao do Distrito federal são o Rio Grande do Norte, o Piauí e Alagoas. Enfim, quando se analisa o DF com os Estados com PIB per capita próximo, observa-se que Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo apresentam uma variação positiva.

Gráfico 3- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – outubro de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal por segmento

Como pode ser observado no Gráfico 4, a maior variação por segmento foi observada em Serviços profissionais, administrativos e complementares, sendo de 13,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Serviços prestados às famílias com 5,2%; Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio com 0,0%; Outros serviços com -2,5%; Serviços de informação e comunicação com -8,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4 – Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – outubro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

Como pode-se perceber no Gráfico 5, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal no acumulado em 12 meses foi uma variação de 1,9% em outubro de 2022. Já o Brasil registrou variação de 9,0% entre novembro de 2021 e outubro de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Consegue-se observar também, através do Gráfico 5, uma tendência de alta na variação acumulada em 12 meses do DF até o mês de março de 2022, e posteriormente uma tendência de queda, que foi acentuada com uma quebra estrutural a partir de abril de 2022. Essa tendência também é observada a nível nacional, mas de forma menos sazonal. A nível nacional ocorreu uma quebra de tendência no mês de outubro de 2022, quando aconteceu uma alta de 0,2% na variação em relação ao mês de setembro.

Gráfico 5- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – outubro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Observando o Gráfico 6, consegue-se detalhar o comportamento de longo prazo por tipo de atividade de serviço, é possível perceber que o segmento Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, cuja variação chegou a 21,1%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Serviços de informação e comunicação, amarga uma variação acumulada de -10,1% até outubro de 2022.

Gráfico 6- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – outubro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMS). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN