PMC: Comércio varejista cresce 0,2% no DF em outubro

  • Resumo
    • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 0,2% em outubro de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 0,5% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 3,1% no DF, enquanto o Brasil teve variação negativa de 1,0%.
    • Os Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 53,4% em relação a outubro de 2021.

Conforme pode ser observado na Tabela 1, os indicadores de atividades comerciais para o Brasil e para o Distrito Federal tiveram características semelhantes no período analisado. Assim, tanto no cenário nacional, como no Distrito Federal, algumas variações indicaram queda, enquanto outras, alta. Dessa forma, a variação acumulada no ano e a variação acumulada em 12 meses apontaram queda no volume de vendas no comércio varejista. Assim como, a variação no mês em relação ao mês anterior e a variação mensal com base no mesmo mês do ano anterior apontaram alta no volume de vendas no comércio varejista.

Além disso, o Distrito Federal apresentou sua maior variação positiva na variação mensal e sua maior variação negativa na variação acumulada em 12 meses, assim como sua menor variação foi na variação no mês com relação ao mês anterior. Assim, o Brasil também apresentou sua maior variação negativa na variação acumulada em 12 meses e sua maior variação positiva na variação do mês com relação ao mês anterior, além de mostrar sua menor variação na variação mensal. Por último, a maior diferença na variação do comércio entre o Brasil e o Distrito Federal foi na variação mensal, e a menor diferença foi na variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal.

Tabela 1- Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – outubro de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Observando o Gráfico 1, após dois meses seguidos de significativa alta no volume de vendas no comércio varejista ampliado no Distrito Federal, ocorreu em outubro um baixo aumento de 0,2% no volume de vendas, já descontado o efeito sazonal do período. Este resultado é a terceira variação positiva do comércio no segundo semestre de 2022. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 0,5% na mesma base de comparação.

Outro ponto observado, na variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal ao longo do período, é que outubro se junta às variações positivas de janeiro, fevereiro, abril, maio, agosto e setembro no ano de 2022.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – novembro de 2021 a outubro de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Como é possível observar no Gráfico 2, em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou aumento de 3,3%. Já o Brasil registrou variação positiva de 0,3% na mesma comparação.

Assim, o volume de vendas do comércio varejista no Distrito Federal apresentou uma variação positiva com relação ao mesmo mês do ano anterior em outubro de 2022, após demonstrar uma variação negativa de 11,3% em outubro de 2021. Dessa forma, o nível do volume de vendas do comércio varejista ainda não retornou ao nível de antes da pandemia, em razão da grande queda do volume de vendas que ocorreu durante a pandemia da covid-19.

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de outubro – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Na base de comparação representada no Gráfico 3, o DF apresentou desempenho superior à média nacional e foi o 12º maior resultado entre as Unidades da Federação. A maior variação mensal foi observada no estado da Paraíba, com 18,6%, enquanto a menor foi de Pernambuco, com -13,5%.

Quando comparado com outros Estados da Região Centro-Oeste, observa-se que o DF obteve o menor aumento. Já quando analisado por Estados com o número de habitantes aproximado, observa-se que o DF apresentou a segunda menor variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior no volume de venda do comércio. Os Estados com população similares ao do Distrito federal são o Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas. Enfim, quando se analisa o DF com os Estados com PIB per capita próximo, observa-se que nenhum Estado apresentou uma variação maior que o DF. Esses Estados são o Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Gráfico 3- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – outubro de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação mensal por segmento

Como pode ser observado no Gráfico 4, a maior variação positiva por segmento foi observada em Livros, jornais, revistas e papelaria, sendo de 53,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Combustíveis e lubrificantes com 44,3%, Móveis e eletrodomésticos com 14,6%. Entretanto, Outros artigos de uso pessoal e doméstico com -18,9% e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com -21,7% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – outubro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses

Como pode-se perceber no Gráfico 5, o desempenho do volume do comércio do Distrito Federal no acumulado em 12 meses percebeu uma variação de -3,1% em outubro de 2022. Já o Brasil registrou variação de -1,0% entre novembro de 2021 e outubro de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Consegue-se observar também, através do Gráfico 5, uma tendência de queda na variação acumulada em 12 meses, que foi acentuada com uma quebra estrutural a partir de março de 2022. Todavia, acompanha-se uma melhora na variação acumulada em 12 meses a partir de julho de 2022.

Gráfico 5- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – outubro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Observando o Gráfico 6, consegue-se detalhar o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, tornando possível perceber que o segmento Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, cuja variação chegou a 20,5%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Móveis e eletrodomésticos, amarga uma variação acumulada de -15,3% até outubro de 2022.

Gráfico 6- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de comércio- outubro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

Índice de base fixa com ajuste sazonal

Como pode-se observar no Gráfico 7, a análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que, mesmo com os bons resultados mensais, o Distrito Federal ainda não retornou ao patamar de atividade observado antes da pandemia, indicando que há espaço para crescimento do setor. No Brasil, o volume de vendas no comércio varejista ampliado está maior do que o nível atingido há 12 meses.

Gráfico 7- Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – outubro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN