Idecon-DF: 3º trimestre de 2021

• No terceiro trimestre de 2021, o Idecon-DF avançou 8,0% em relação ao mesmo trimestre de 2020, mostrando uma economia dinâmica no DF. Na mesma comparação, o PIB brasileiro cresceu 4,0%.
  • O resultado foi puxado pelo crescimento observado no setor de Serviços (+8,3%) e pela Indústria (+4,0%). Apenas a Agropecuária (-23,6%) verificou retração no período.
  • No acumulado em quatro trimestres, o Idecon-DF registrou variação de +4,2%, levemente acima da variação nacional (+3,9%).

Resultado geral do 3º trimestre contra o mesmo trimestre do ano anterior

O Idecon-DF, índice calculado pela Codeplan para avaliar o nível da atividade econômica no Distrito Federal, registrou crescimento de 8,0% quando comparados os terceiros trimestres de 2020 e 2021. O resultado reforça a percepção de que a economia permanece mais dinâmica que no ano passado. O desempenho distrital também se encontra acima do observado em nível nacional, trazendo um percentual superior que o calculado para o PIB brasileiro no terceiro trimestre.

Gráfico 1 – PIB-Brasil e Idecon-DF – Trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior – 1T2016 a 3T2021

Fonte: IBGE e Codeplan. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS/Codeplan

O cálculo do índice é detalhado para os três setores mais relevantes para a economia local: Serviços, com 95,3% do índice; Indústria, que possui peso de 4,2% no cálculo total; e Agropecuária, com 0,5% de contribuição para o índice.

Desempenho dos setores

O bom desempenho do Idecon-DF foi ditado pela expansão verificada no setor de Serviços, que apresentou uma expansão de 8,3% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse setor se beneficiou das altas verificadas pelas Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (+13,5%), que reflete a transação de volumes históricos de crédito, e pela Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (+4,0%). A Indústria, por sua vez, teve crescimento de 4,0%, nessa base de comparação, influenciada pelo maior nível de atividade da Construção (+4,8%). Apenas o setor Agropecuário anotou queda em sua variação trimestral (-23,6%), em função das perdas produtivas decorrentes de condições climáticas adversas.

Resultados acumulados em quatro trimestres

No acumulado de quatro trimestres, a economia do Distrito Federal expandiu 4,2% em relação ao mesmo período de 2020, superando o percentual calculado para o PIB brasileiro (+3,9%). Esse cenário indica que as atividades produtivas distritais encontram-se mais dinâmicas que a média nacional.