PED: Taxa de desemprego fica em 15,3% no DF em agosto

  • Resumo
    • A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,3% em julho de 2022, abaixo do percentual verificado no mês anterior (15,7%);
    • A taxa de participação aumentou para 64,3%;
    • Serviços foram as atividades que mais geraram empregos (+12 mil pessoas);
    • As Demais ocupações foram a posição que mais perderam ocupados (-7 mil pessoas);
    • O rendimento médio mensal real dos ocupados em junho de 2022 reduziu em 1,50% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 1– Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação –Percentual (%)- Distrito Federal- agosto de 2021 a agosto de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,3% em agosto de 2022. O percentual é 0,4 pontos percentuais (p.p) inferior ao verificado no mês anterior (15,7%) e representa uma contração de 2,9 p.p. quando comparado a agosto de 2021 (18,2%). Assim, verifica-se que o mercado de trabalho distrital segue em trajetória sustentada de recuperação, com redução na taxa de desemprego no mês de agosto. Assim, o número de desocupados reduziu 2,7% no mês, chegando a 253 mil pessoas, enquanto o contingente de ocupados aumentou 0,8%. A taxa de participação registrou um tímido aumento de 0,1 p.p. para 64,3% no período.    

A decomposição da variação da taxa de desemprego, apresentada no Gráfico 2, revela que o avanço do número de ocupados contribui com -0,7 pontos percentuais (p.p.) para a diminuição da taxa de desemprego entre julho e agosto. Por outro lado, o crescimento vegetativo da população distrital acresceu 0,1 p.p. ao indicador.

Gráfico 2 – Decomposição da variação mensal da taxa de desemprego – Percentual (%) e ponto percentual (p.p.) – Distrito Federal – agosto de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – Distrito Federal – julho e agosto de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Em agosto, o quadro de ocupados foi de 1.402 mil pessoas, apresentando um aumento de 0,8 % (+11 mil trabalhadores) em relação a julho (Tabela 1). Esse resultado ocorreu devido ao aumento do número de empregados na Construção (+1 mil), em Serviços (+12 mil) e na Administração Pública (+2 mil). Por outro lado, registraram redução no número de empregados Indústria de transformação (-3 mil) e Comércio e reparação (-2 mil).

Tabela 2 – Estimativas do número de ocupados, segundo posição na ocupação – Distrito Federal –julho e agosto de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Quanto à posição na ocupação (Tabela 2), o aumento no número de ocupados foi puxado pelo aumento no número de Assalariados no setor privado com carteira assinada (+8 mil) e sem carteira assinada (+5 mil), além de Empregados domésticos (+7 mil). Observaram reduções o Setor público (-2 mil) e Demais posições (-7 mil). Houve estabilidade na categoria de Trabalhadores autônomos.

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados apresentou uma alta. Entre junho e julho, houve um aumento de 0,7%, levando para R$ 4.043,00 o valor recebido pelos trabalhadores ocupados. Em relação a julho de 2021, o resultado é de redução de 1,50%.

Tabela 03 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – julho e agosto de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan