O PIB da RIDE-DF em 2019

No dia 17 de dezembro de 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Codeplan divulgaram o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros, construído em parceria pelas duas instituições. Essa é a principal informação econômica municipal à disposição dos tomadores de decisão. Com base nos dados municipais, a Codeplan fez um recorte territorial a fim de viabilizar uma análise sobre o desempenho econômico da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) e da Área Metropolitana de Brasília-DF (AMB), lançando luz sobre o papel do Distrito Federal em um contexto regional e metropolitano.

A RIDE-DF foi criada por Lei Complementar em 1998, para fins de articulação de ação administrativa da União e das unidades federativas Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. De sua criação até 2018, a RIDE-DF era composta por 21 municípios e o Distrito Federal (RIDE-DF 1998). A partir de junho de 2018, foram incorporados mais 12 municípios em sua área de definição, totalizando 33 municípios e o Distrito Federal (RIDE-DF 2018)¹. Já a AMB está definida na Nota Técnica no 1/2014 da Codeplan, e é constituída por Brasília-DF e 12 municípios goianos². Ela foi definida em função do reconhecimento da dinâmica metropolitana existente entre o Distrito Federal e os municípios goianos adjacentes, onde a capital federal se apresenta como território polo.

Em termos de riqueza, o PIB do Distrito Federal, em 2019, foi de R$ 273,61 bilhões, enquanto o PIB da AMB foi de R$ 293,11 bilhões, e o da RIDE-DF, R$ 304,53 bilhões. Isso significa que o PIB do DF representa 89,8% do PIB da RIDE e 93,3% no da AMB.

O Mapa 1 apresenta a distribuição espacial da renda bruta gerada na região da RIDE, da AMB e do DF. A AMB detém 33,6% da área da RIDE e apenas 6,4% do seu PIB. Já a RIDE, sem o DF, concentra 93,9% do território da região de integração e 10,2% da riqueza.

Mapa 1 – Produto Interno Bruto dos municípios da RIDE-DF e da AMB – 2019 – R$ bilhão, valores correntes

Fonte: IBGE. Elaboração: NUCON/GECON/DIEPS/Codeplan

O maior PIB da região, após o de Brasília-DF, continua sendo o de Luziânia (GO), cuja a renda bruta foi estimada em R$ 4,11 bilhões em 2019, apresentando um crescimento de 6,5% em relação ao montante registrado em 2018. O menor PIB registrado é o de Mimoso de Goiás (GO), com R$ 0,11 bilhão. O ranking pode ser observado no Gráfico 1, que apresenta o PIB dos municípios da RIDE-DF em ordem decrescente, excluindo o PIB de Brasília-DF. Note-se que são onze os municípios com o PIB maior de R$ 1,00 bilhão, e nove municípios que possuem PIB menor do que R$ 250,00 milhões. Quatro dos cinco municípios com maior PIB são integrantes da AMB, sinalizando, novamente, que a proximidade geográfica com Brasília-DF influencia a geração de riqueza dos municípios ao redor, ratificando o papel de polo econômico do DF.

Gráfico 1 – Produto Interno Bruto dos municípios da RIDE-DF, exclusive Brasília-DF – 2019 – R$ milhão – valores correntes

Fonte: IBGE; Elaboração NUCON/GECON/DIEPS/Codeplan

No que se refere à participação das atividades produtivas na criação de riqueza na RIDE-DF, nota-se uma elevada presença do setor de Serviços (82,5%), sendo 45,0% da renda bruta gerada pelos serviços descontada a contribuição da Administração Pública (APU), que responde, sozinha, por 37,5% do total. Quando não consideramos Brasília (DF) na análise, o setor de Serviços perde parcela significativa da sua participação em favor das atividades industriais e agropecuárias.

Contudo, a informação de PIB não é suficiente para informar todas as características econômicas dos municípios e, tampouco, a distribuição dessa riqueza pelo território. Por isso, uma análise mais completa é disponibilizada na nota técnica anexa. Nela, é possível verificar o comportamento do PIB per capita dos municípios que compõem a RIDE-DF e a densidade econômica da região, uma medida que relativiza a geração de riquezas pelo território da cidade.

¹ As análises espaciais e gráficas utilizam o nome “RIDE-DF” para identificar a rede integrada de desenvolvimento econômico composta por 33 municípios e Brasília-DF. Os 33 municípios são: Águas Lindas de Goiás-GO; Alexânia-GO; Cidade Ocidental-GO; Cocalzinho de Goiás-GO; Cristalina-GO; Formosa-GO; Luziânia-GO; Novo Gama-GO; Padre Bernardo-GO; Planaltina-GO; Santo Antônio do Descoberto-GO; Valparaíso de Goiás-GO; Buritis-MG; Unaí-MG; Abadiânia-GO; Água Fria de Goiás-GO; Cabeceiras-GO; Corumbá de Goiás-GO; Mimoso de Goiás-GO; Pirenópolis-GO; Vila Boa-GO; Arinos-MG; Cabeceira Grande-MG; Alto Paraíso de Goiás-GO; Alvorada do Norte-GO; Barro Alto-GO; Cavalcante-GO; Flores de Goiás-GO; Goianésia-GO; Niquelândia-GO; São João d’Aliança-GO; Simolândia-GO, Vila Propício- GO; Arinos-MG e Cabeceira Grande-MG.

² Os 12 municípios são: Águas Lindas de Goiás-GO; Alexânia-GO; Cidade Ocidental-GO; Cocalzinho de Goiás-GO; Cristalina-GO; Formosa-GO; Luziânia-GO; Novo Gama- GO; Padre Bernardo-GO; Planaltina-GO; Santo Antônio do Descoberto-GO; e Valparaíso de Goiás-GO.