PMC: Volume de vendas do comércio varejista recua 0,5% no DF em outubro de 2021

Resumo

  • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou queda de 0,5% em outubro de 2021, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação negativa de 0,9% na mesma comparação.
  • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 0,4% no DF, enquanto o Brasil teve variação positiva de 5,7%.
  • Os Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 25,7% em relação a outubro de 2020.

Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – outubro de 2021 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

O nível de atividades do comércio varejista ampliado do Distrito Federal apresentou queda de 0,5% em outubro de 2021 na comparação com o mês anterior, já descontado o efeito sazonal do período. A nível nacional, a variação foi negativa e calculada em 0,9% na mesma base de comparação. Esse é o quinto resultado negativo em desde a última variação positiva, registrada em maio (5,6%).

Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – novembro de 2020 a outubro de 2021- Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou queda de 11,4%. Já o Brasil registrou variação negativa de 7,1% na mesma comparação. Esse é o pior resultado mensal nessa base de comparação para o Distrito Federal para um mês de outubro nos últimos quatro anos, quando o indicador mais próximo apresentou variação negativa de 3,6% em 2018.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de outubro – 2017 a 2021 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Nessa base de comparação, o DF apresentou desempenho inferior à média nacional e o 22º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Pernambuco, com 9,4%, enquanto a menor foi de Amapá, com -14,9%.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – outubro de 2021 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação mensal por segmento

A maior variação positiva por segmento foi observada em Outros artigos de uso pessoal e doméstico, sendo de 25,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida temos Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos com 10,6%, Livros, jornais, revistas e papelaria com -0,9%. Entretanto Móveis e eletrodomésticos com -33,5% e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com -69,1% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

No acumulado em 12 meses, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal percebeu uma variação de -0,4% em outubro de 2021. Já o Brasil registrou variação de 5,7% entre novembro de 2020 e outubro de 2021 com relação a igual período do ano anterior.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Detalhando o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, é possível perceber que o segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, cuja variação chegou a 21,0%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, amarga uma variação acumulada de -36,2% até outubro de 2021.

Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan

Índice de base fixa com ajuste sazonal

A análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que o nível de atividade do comércio varejista ampliado percebe uma desaceleração em seus volumes de vendas, registrando uma tendência de queda desde maio de 2021. No Brasil, o comportamento desse indicador é bastante semelhante, com o volume de vendas no comércio varejista retornando ao nível observado em março de 2021.

Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – outubro de 2021 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: GECON/DIEPS/Codeplan