PED: Taxa de desemprego se mantém estável no DF em outubro

Resumo

  • A taxa de desemprego do Distrito Federal manteve-se estável e atingiu 18,5% em outubro de 2020. A taxa de participação ficou em 63,6% no mês analisado.
  • A maior participação da população na força de trabalho, por um lado, e o aumento das ocupações, pelo outro, contribuíram para o resultado do mês.
  • O acréscimo no número de ocupados veio, majoritariamente, do setor privado com carteira assinada, responsável por absorver cerca de 14 mil pessoas a mais (+2,4%).
  • O rendimento médio real dos ocupados teve redução de 2,3% entre agosto e setembro de 2020.

Gráfico 01 – Evolução da taxa de desemprego e da taxa de atividade – Distrito Federal –  abril de 2020 a outubro de 2020 – %

Fonte: PED – CODEPLAN. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Em outubro de 2020, o contingente de desempregados do Distrito Federal foi estimado em 295 mil pessoas, o que representa que cerca de 18,5% da população procurou por uma vaga de trabalho sem sucesso. O percentual se manteve relativamente estável em relação ao mês anterior (18,4%) e reflete, principalmente, o aumento dos indivíduos economicamente ativos  superior ao crescimento no nível de ocupação.

Essa expansão da população economicamente ativa (PEA) se deveu ao aumento da taxa de participação, que passou de 62,7% no mês anterior para 63,6% em outubro de 2020, contribuindo para aumentar a taxa de desemprego em 1,25 p.p.. No entanto, esse comportamento traz também um aspecto positivo, representando uma possível melhora na percepção dos trabalhadores quanto às perspectivas de conseguir uma ocupação, o que os motivou a retomar a busca por um posto de trabalho. Por conta disso, verificou-se uma redução de 23 mil pessoas fora da força de trabalho no Distrito Federal entre setembro e outubro de 2020.

Gráfico 2 – Decomposição da variação da taxa de desemprego – Pontos percentuais (p.p.) – Distrito Federal – outubro de 2020

Fonte: PED – CODEPLAN. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

O nível de ocupação, igualmente, subiu entre setembro e outubro de 2020, passando de 1,27 milhão de pessoas para 1,29 milhão. Os segmentos que mais contribuíram para o crescimento do emprego na região foram o de Serviços (12 mil pessoas ou +1,3%), Construção (3 mil pessoas ou +4,1%) e Comércio e reparação (1 mil pessoas ou +0,4%). O único segmento a apresentar contração no número de ocupados no mês analisado foi o de Seguridade social, que apresentou saldo negativo de 10 mil pessoas (-5,7%) em outubro em comparação ao mês anterior.

Tabela 01 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – Distrito Federal – setembro e outubro de 2020

Outro ponto positivo foi que o acréscimo no número de ocupados observado no mês corrente veio, majoritariamente, do setor privado com carteira assinada, responsável por absorver cerca de 14 mil pessoas a mais (2,4%) que o nível observado no mês anterior. Isso é importante por representar uma qualidade melhor dos empregos gerados, uma vez que os indivíduos com carteira assinada têm direito a assistências trabalhistas. Todas as posições na ocupação tiveram incremento no número de empregados, como indicado na Tabela 02, com exceção do Setor Público, que observou uma redução de 10 mil pessoas (-3,3%) entre setembro e outubro de 2020.

Tabela 02 – Estimativas do número de ocupados, segundo posição na ocupação – Distrito Federal – setembro e outubro de 2020

Com o aumento da oferta de trabalho e a redução da participação do setor público nos empregos locais, a remuneração média do trabalhador do Distrito Federal diminuiu. Entre agosto e setembro de 2020, os ocupados perceberam uma redução de 2,3% no seu rendimento médio real. Considerando a posição na ocupação, o Setor Privado amargou queda de 4,1% no período analisado, enquanto o Setor Público (+5,4%) e os Trabalhadores Autônomos (+0,7%) experimentaram altas.

Tabela 03 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – setembro e outubro de 2020

Fonte: PED – CODEPLAN. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.