Comex: Exportações do Distrito Federal apresentam redução de 26,44% em julho

Resumo

• As exportações do Distrito Federal alcançaram US$16,06 milhões em julho de 2020.
  • No entanto, o resultado acumulado em 12 meses vem melhorando e contabilizou alta de 0,11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • As importações da capital federal chegaram a US$ 158,78 milhões, observando um aumento de 31,67% em relação a julho de 2019.
  • A compra de Produtos imunológicos e medicamentos de origem estrangeira acumulada em 2020 apresentou incremento de 28,9% em relação ao mesmo período de 2019 e correspondeu a mais de um terço dos gastos regionais do período.

Tabela 1 – Resumo Balança Comercial – Distrito Federal – julho de 2020

Fonte: ComexStat – Elaboração: Gecon/DIEPS/Codeplan.

Em julho de 2020, as exportações do Distrito Federal atingiram o valor de US$ 16,06 milhões. Esse valor representa uma redução de 26,44% em relação aos US$ 21,83 milhões exportados no mês anterior. Além disso, o valor registrado representa uma queda de 5,31% em relação ao resultado verificado em julho de 2019 e é o pior resultado para o mês de referência desde 2009.

Apesar do desempenho no mês, se considerado o período de agosto de 2019 a julho de 2020, a capital foi a origem de US$ 169,12 milhões em produtos enviados ao exterior, o que significa uma performance próxima (+0,11%) à observada no período de 12 meses findos em julho de 2019. Esse tipo de análise é importante para evidenciar a tendência de longo prazo das exportações e mostra que, ao longo de 2020, o Distrito Federal tem recuperado o ritmo de vendas ao exterior e apresentado uma trajetória de gradual melhora.

Os produtos que apresentaram as maiores reduções no mês de julho em relação ao mesmo mês do ano anterior foram Soja (-49,71%) e Querosene de aviação (-39,51%). Ambos os produtos aparecem recorrentemente nos destaques negativos, porém por diferentes motivos. No caso da oleaginosa, o menor montante de exportação se deve ao fato de no ano anterior o Distrito Federal ter tido uma elevada produção do grão e, no caso do combustível, a brusca diminuição no número de voos devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus fez contrair a demanda pelo insumo. Em termos de valores, esses dois produtos correspondem a uma redução de US$ 4,80 milhões nas receitas de exportação da região.

Por outro lado, Partes de galinhas congeladas (+34,04%) e Ouro (+24,66%) foram os produtos representativos[1] que obtiveram os maiores percentuais positivos, acrescentando US$ 5,56 milhões ao montante exportado e colaborando para que o resultado do mês não fosse pior. O Gráfico 1 apresenta o comportamento mensal dos principais produtos exportados.

[1] A representatividade do produto foi mensurada pela participação que o valor das suas exportações nas exportações totais do Distrito Federal no mês de referência.

Gráfico 1 – Exportações – Principais posições do Distrito Federal – Valor US$ FOB – NCM do produto* –  janeiro de 2019 a julho de 2020

*Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é a classificação de produtos utilizadas no âmbito do Mercosul.
Fonte: ComexStat – Elaboração: Gecon/DIEPS/Codeplan.

No que se refere às importações da capital federal, o montante observado foi de US$ 158,78 milhões em julho de 2020. Esse valor representa um acréscimo de 20,3% em relação aos US$ 131,95 milhões registrados em junho de 2020 e de 31,67%, quando comparado às importações de julho de 2019.As compras do Distrito Federal de produtos provenientes do exterior focaram-se na aquisição de Produtos imunológicos e medicamentos. De janeiro a julho de 2020, a capital gastou US$ 316,40 milhões na aquisição desses produtos, o que representa um incremento de 28,9% em relação ao mesmo período de 2019 e corresponde a 35,4% do total das importações regionais no período analisado. O aumento da demanda pode, entre outros fatores, estar associado à maior procura por remédios estimulada pela crise de saúde decorrente da Covid-19 e às compras da União, representadas pelo aumento de gastos federais com a saúde.

O comportamento de longo prazo tanto das exportações como das importações está representado no Gráfico 02, que mostra a evolução acumulada em 12 meses dessas variáveis. A trajetória é a mesma identificada em meses anteriores com as exportações estabelecendo-se em patamares inferiores aos verificados há três anos e as importações em gradual ascensão.

Gráfico 2 – Exportações (superior) e importações (inferior) do Distrito Federal – Valor no mês (barra) e acumulado em 12 meses (linha) – Valor US$ FOB milhões – janeiro de 2017 a julho de 2020

Fonte: ComexStat – Elaboração: Gecon/DIEPS/Codeplan