TD: Efeitos Encadeados de Investimentos no Distrito Federal

Com o objetivo de mapear as potencialidades econômicas do Distrito Federal, o trabalho inicialmente levanta as principais iniciativas de políticas locais voltadas ao desenvolvimento produtivo, seus objetivos e alicerces; em seguida utiliza a metodologia da matriz de insumo-produto para estimar os efeitos encadeados da realização de investimentos em determinados setores e seus efeitos encadeados sobre as demais atividades econômicas locais. Destaca-se como diferencial a utilização dos dados da Nota Fiscal Eletrônica na adequação da matriz de coeficientes técnicos ao Distrito Federal. Entre os resultados obtidos, destacam-se a Indústria de Transformação como importante dinamizador ”para frente”, a Construção como importante dinamizador ”para trás”, além das Atividades Científicas e Técnicas, bem como Informação e Comunicação, presentes entre os encadeamentos nas simulações de investimentos. Atenta-se para a relevância da interdependência setorial da estrutura produtiva para a elaboração das políticas públicas, tendo em vista o caráter bastante amplo das iniciativas de desenvolvimento produtivo elencadas.

A publicação completa pode ser acessada no link abaixo

TD_28 Efeitos Encadeados de Investimentos no Distrito Federal

A Codeplan convida pesquisadores interessados em assuntos atinentes ao Distrito Federal e sua Área Metropolitana a elaborarem e submeterem trabalhos de caráter acadêmico e científico para publicação na série Texto para Discussão.

São bem-vindos estudos sobre o desenvolvimento econômico, social, político, sobre gestão e política públicas com foco no Distrito Federal, na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e estudos comparados mais amplos, envolvendo os casos acima.

As opiniões contidas nos trabalhos publicados na série Texto para Discussão são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, de qualquer maneira, o ponto de vista da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan. É permitida a reprodução parcial dos textos e dos dados neles contidos, desde que citada a fonte. Reproduções do texto completo ou para fins comerciais são proibidas.

Os demais textos e as normas para a publicação podem ser encontrados no link abaixo

Texto para Discussão.