IPCA/INPC: Inflação acelera 0,75% no DF em fevereiro

1 – ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO – IPCA

Conforme o Gráfico 1, em fevereiro de 2024, a taxa de inflação do Distrito Federal acelerou 0,75% em relação a janeiro, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O DF registrou a sétima menor variação mensal entre as 16 regiões analisadas pela pesquisa. No Brasil, o índice foi de 0,83%. Nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, o nível de preços no DF acumula alta de 5,06%, enquanto no País o índice ficou em 4,50%.

Gráfico 1 – IPCA – Variação mensal e acumulada em 12 meses (%) – Brasil e Regiões Pesquisadas – fevereiro de 2024

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

A inflação se concentrou em seis grupos, dos nove considerados no cálculo do IPCA. Conforme o Gráfico 2, os grupos de maior impacto positivo para o IPCA de fevereiro foram Educação, Transportes, Alimentação e bebidas, Habitação, Saúde e cuidados pessoais e Comunicação.  Do lado negativo, a queda nos preços dos grupos Vestuário, Despesas pessoais e Artigos de residência impediram uma inflação mais intensa na capital federal.

A alta no preço da Gasolina resultou na maior contribuição positiva por subitens do IPCA, adicionando 0,38 p.p. para o índice cheio de fevereiro (Tabela 1). Em seguida, Ensino fundamental contribuiu em 0,08 p.p., refletindo o reajuste sazonal dos cursos regulares esperado para o período. Passagens aéreas foi o subitem de maior contribuição negativa para o índice mensal, pelo segundo mês consecutivo, retirando 0,20 p.p. do índice cheio.

Gráfico 2 – IPCA – Variação mensal (%) e contribuição (p.p.), por grupo – Brasília – fevereiro de 2024

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Tabela 1 – IPCA – 10 maiores contribuições positivas (azul) e negativas (laranja) e suas respectivas variações mensais, por subitem – Distrito Federal – fevereiro de 2024

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

2 – ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de fevereiro foi de 0,68% no DF, sinalizando uma inflação menos intensa para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos comparado àquela capturada pelo IPCA. A capital federal registrou a terceira menor variação dos preços entre as capitais analisadas, abaixo do índice nacional, de 0,81% (Gráfico 3). No acumulado dos últimos 12 meses, o INPC teve um aumento de 3,83% na capital federal, abaixo do índice do País calculado em 3,86%.

Gráfico 3 – INPC – Variação mensal (%) – Brasil e Regiões Pesquisadas – fevereiro de 2024

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

O Gráfico 4 e a Tabela 2 destacam os grupos e subitens que mais influenciaram o resultado do INPC em fevereiro. O grupo Transportes teve o maior impacto positivo para o cálculo do INPC, com alta de 1,31% nos preços e contribuição de 0,30 p.p. para o índice cheio, puxado pela alta na gasolina. Um efeito contrário foi observado no subitem passagem aérea, também pertencendo ao grupo Transportes, retirando 0,12 p.p. do índice mensal. Destacam-se também a alta nos subitens cursos de ensino médio, combos de telefonia, internet e TV por assinatura, e refeição,impulsionando a inflação dos grupos Educação, Comunicação e Alimentação e bebidas, respectivamente.

Gráfico 4 – INPC – Variação mensal (%) e contribuição (p.p.), por grupo – Distrito Federal – fevereiro de 2024

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Tabela 2 – INPC – 10 maiores contribuições positivas (azul) e negativas (laranja) e suas respectivas variações mensais, por subitem – Distrito Federal – fevereiro de 2024

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan.

3 – IPCA por faixa de renda

O Gráfico 5 ilustra os resultados do IPCA para diferentes faixas de renda no DF. Em fevereiro, os estratos de renda média foram os mais impactados com a aceleração da inflação, refletindo a alta dos combustíveis, alimentação fora do domicílio e serviços de comunicação. Os maiores índices mensais foram observados nos estratos de renda média-baixa (0,89%) e média-alta (0,88%). Já as taxas de inflação para os estratos de renda alta e baixa foram de 0,74% e 0,46%, respectivamente. As diferenças entre as taxas de inflação refletem a dinâmica de pesos de cada um dos nove grupos de bens e serviços na composição do orçamento familiar para cada faixa de renda.

Gráfico 5 – IPCA por faixa de renda – Variação mensal (%) – Distrito Federal – fevereiro de 2024

Fonte: IBGE. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

4 – Índice CEASA do Distrito Federal – ICDF

O Índice Ceasa do Distrito Federal – ICDF, registrou alta na média geral dos preços de 5,93% em fevereiro de 2024, comparado ao mês anterior. Dentre os produtos comercializados no âmbito da CEASA/DF, o setor de FRUTAS apresentou apreciação de 6,23%; o de LEGUMES, alta de 5,19% e o de VERDURAS, alta de 7,05%. Já o setor de OVOS E GRÃOS teve alta de 7,33%.

5 – Considerações Finais

Inflação de fevereiro de 2023

  • Os preços dos bens e serviços no DF registraram alta de 0,75% em fevereiro, medida pela variação mensal do IPCA. Já o índice nacional foi de 0,83%. No acumulado em 12 meses, o DF apresentou a segunda maior inflação entre as capitais analisadas, de 5,06%;
  • A inflação medida pelo INPC em fevereiro foi de 0,68% no DF. O resultado nacional foi de 0,81%. O acumulado em 12 meses foi de 3,83% na capital federal, abaixo do índice do País calculado em 3,86%;
  • Os grupos Transportes e Educação impulsionaram a alta do IPCA e do INPC em fevereiro, refletindo o aumento dos preços da gasolina e o efeito sazonal de reajuste dos cursos regulares;
  • A incidência da inflação foi maior nas famílias de renda média-baixa (0,89%) seguida pelas famílias de renda média-alta (0,88%), de renda alta (0,74%) e, por fim, pelas famílias de renda baixa (0,46%).