Boletim do PIB trimestral: Economia do DF cresce 3,3% no acumulado em quatro trimestres

Em termos de valores correntes, o PIB estimado para o primeiro trimestre de 2023 alcançou o montante de R$ 84,2 bilhões. Desse total, R$ 74,5 bilhões correspondem ao Valor Adicionado (VA) a preços básicos, enquanto R$ 9,7 bilhões são referentes aos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios.

No primeiro trimestre de 2023, a economia do Distrito Federal apresentou uma desaceleração de 0,3% em relação ao trimestre anterior, considerando a série com ajuste sazonal. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, estima-se um crescimento de 2,0% no Produto Interno Bruto (PIB). No acumulado dos últimos quatro trimestres, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o PIB registrou um aumento de 3,3%.

Gráfico 1 – PIB: Taxas de variações – Brasil e Distrito Federal – 1º trimestre de 2023 – (%)

Fonte: Contas Nacionais Trimestrais – IBGE; DIEPS/IPEDF. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF.