PMC: Comércio cresce 2,2% no DF em setembro

  • Resumo
    • O nível de atividade do comércio varejista ampliado do Distrito Federal registrou aumento de 2,2% em setembro de 2022, em relação ao mês anterior. No Brasil, houve variação positiva de 1,5% na mesma comparação.
    • No acumulado em 12 meses, o resultado é de queda de 4,4% no DF, enquanto o Brasil teve variação negativa de 1,6%.
    • Os Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentaram a maior alta mensal, com uma variação de 183,2% em relação a setembro de 2021.

Conforme pode ser observado na Tabela 1, os indicadores de atividade para o Brasil e para o Distrito Federal tiveram características semelhantes no período analisado. Assim, tanto no cenário nacional, como no Distrito Federal, algumas variações indicaram queda, enquanto outros, alta. Dessa forma, a variação acumulada no ano e a variação acumulada em 12 meses apontaram queda no volume de vendas no comércio varejista. Assim como, a variação do mês em relação ao mês anterior e a variação mensal apontaram alta no volume de vendas no comércio varejista.

Além disso, o Distrito Federal apresentou sua maior variação positiva na variação mensal e sua maior variação negativa na variação acumulada em 12 meses, assim como sua menor variação foi na variação acumulada no ano. Assim, o Brasil também apresentou sua maior variação negativa na variação acumulada em 12 meses e sua menor variação na variação acumulada no ano. Por fim, a maior diferença na variação do comércio entre o Brasil e o Distrito Federal foi na variação mensal, e a menor diferença foi na variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal.

Tabela 1- Variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado, por tipos de índice – Brasil e Distrito Federal – setembro de 2022 – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação no mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal

Observando o Gráfico 1, após dois meses seguidos de queda no volume de vendas no comércio varejista ampliado no Distrito Federal, ocorreu em setembro um aumento de 2,2% no volume de vendas, já descontado o efeito sazonal do período. Este resultado é a segunda variação positiva do comércio no segundo semestre de 2022. A nível nacional, a variação foi positiva e calculada em 1,5% na mesma base de comparação.

Outro ponto observado, na variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal ao longo do período, é que setembro se junta às variações positivas de fevereiro, abril, maio e agosto no ano de 2022.

Gráfico 1- Variação do mês em relação ao mês anterior com ajuste sazonal – outubro de 2021 a setembro de 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior

Como é possível observar no Gráfico 2, em relação ao mesmo mês do ano anterior, a capital federal registrou aumento de 4,4%. Já o Brasil registrou variação positiva de 1,0% na mesma comparação.

Assim, o volume de vendas do comércio varejista no Distrito Federal apresentou uma variação positiva com relação ao mesmo mês do ano anterior em setembro de 2022, após demonstrar uma variação negativa de 8,0% em setembro de 2021. Dessa forma, o nível de volume de vendas do comércio varejista ainda não retornou ao nível de antes da pandemia, em razão da grande queda no volume de vendas que ocorreu durante a pandemia da covid-19.

Gráfico 2- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior nos meses de setembro – 2018 a 2022 – Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Na base de comparação representada no Gráfico 3, o DF apresentou desempenho superior à média nacional e o 8º resultado entre as UFs brasileiras. A maior variação mensal foi observada no estado de Paraíba, com 25,0%, enquanto a menor foi de Pernambuco, com -13,6%.

Quando comparado com outros Estados da Região Centro-Oeste, observa-se que o DF obteve o segundo maior aumento. Já quando analisado por Estados com o número de habitantes aproximado, observa-se que o DF também apresentou a segunda maior variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior no volume de venda do comércio. Os Estados com população similares ao do Distrito federal são o Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas. Por fim, quando se analisa o DF com os Estados com PIB per capita próximo, observa-se que nenhum Estado apresentou uma variação maior que o DF, esses Estados são Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Gráfico 3- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior – setembro de 2022 – Brasil e Unidades da Federação – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação mensal por segmento

Como pode ser observado no Gráfico 4, a maior variação positiva por segmento foi observada em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, sendo de 183,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, temos Combustíveis e lubrificantes com 46,8%, Livros, jornais, revistas e papelaria com 46,7%. Entretanto, Outros artigos de uso pessoal e doméstico com -13,1% e Material de construção com -14,3% apresentaram as duas menores variações, em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Gráfico 4- Variação mensal em relação ao mesmo mês do ano anterior, por tipo de atividade – setembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses

Como pode-se perceber no Gráfico 5, o desempenho do volume de serviços do Distrito Federal no acumulado em 12 meses percebeu uma variação de -4,4% em setembro de 2022. Já o Brasil registrou variação de -1,6% entre outubro de 2021 e setembro de 2022 com relação a igual período do ano anterior.

Consegue-se observar também, através do Gráfico 5, uma tendência de queda na variação acumulada em 12 meses, que foi acentuada com uma quebra estrutural a partir de março de 2022.

Gráfico 5- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior – setembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Variação acumulada em 12 meses por segmento

Observando o gráfico 6, consegue-se detalhar o comportamento de longo prazo por tipo de segmento do comércio, tornando possível perceber que o segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, cuja variação chegou a 24,7%, obteve o melhor desempenho do período. Em compensação, nessa base de comparação, o volume de vendas de Móveis e eletrodomésticos, amarga uma variação acumulada de -19,4% até setembro de 2022.

Gráfico 6- Variação acumulada em 12 meses em relação ao igual período do ano anterior, por atividade de serviço – setembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – %

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Índice de base fixa com ajuste sazonal

Como pode-se observar no Gráfico 7, a análise do índice de base fixa com ajuste sazonal revela que, mesmo com os bons resultados mensais, o Distrito Federal ainda não retornou ao patamar de atividade observado antes da pandemia, indicando que há espaço para crescimento do setor. Já no Brasil, o volume de vendas no comércio varejista ampliado está próximo ao nível atingido há 12 meses.

Gráfico 7- Evolução do índice de base fixa com ajuste sazonal – setembro de 2022 – Brasil e Distrito Federal – Número-índice (base: 2014=100)

Fonte: IBGE (PMC). Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan