PED: Taxa de desemprego fica em 15,6% no DF em junho

Resumo

  • A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,6% em junho de 2022, abaixo do percentual verificado no mesmo mês do ano anterior (18,7%);
  • A taxa de participação reduziu 0,1 ponto percentual (p.p) para 64,2%;
  • O Comércio e reparação foi a atividade que mais gerou empregos (+11 mil pessoas);
  • Os Serviços foram as atividades que mais perderam ocupados (-12 mil pessoas);
  • O rendimento médio mensal real dos ocupados em maio de 2022 aumentou em 2,4% em relação ao mês anterior.

Gráfico 1– Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação –Percentual (%)- Distrito Federal- junho de 2021 a junho de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 15,6% em junho de 2022. O percentual é 0,2% ponto percentual (p.p) inferior ao verificado no mês anterior (15,8%) e representa uma contração de 3,1 p.p. quando comparado a junho de 2021 (18,7%). Assim, verifica-se que o mercado de trabalho distrital segue em trajetória sustentada de recuperação. O número de desocupados caiu 1,2% no período analisado, chegando a 257 mil pessoas, enquanto o contingente de ocupados cresceu 0,3%. Já, a taxa de participação teve uma retração de 0,1% no período.

A decomposição da variação da taxa de desemprego, apresentada no Gráfico 2, revela que o avanço do número de ocupados contribuiu com -0,2 pontos percentuais (p.p) para redução da taxa de desemprego entre maio e junho. Por outro lado, o crescimento vegetativo da população distrital acresceu 0,1 p.p ao indicador.

Gráfico 2 – Decomposição da variação mensal da taxa de desemprego – Percentual (%) e ponto percentual (p.p.) – Distrito Federal – junho de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Em junho, o quadro de ocupados chegou a 1.393 mil pessoas, apresentando um crescimento de 0,3% (+ 4 mil trabalhadores) em relação a maio (Tabela 1). Esse resultado ocorreu, principalmente, devido a um aumento no número de empregados no Comércio (+11 mil vagas) e na Construção (+4 mil postos de trabalho). Já a Administração pública e os demais Serviços apresentaram contrações no período (-1 mil e -12 mil vagas, respectivamente), segurando um resultado do mercado de trabalho mais positivo no mês.

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – Distrito Federal – maio e junho de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Quanto à posição na ocupação (Tabela 2), é possível verificar uma contração nos Trabalhadores Autônomos (-1 mil empregos), Empregados Domésticos (-2 mil empregados) e nas Demais posições (-3 mil empregados). Por outro lado, os Assalariados tanto do Setor Privado (+7 mil empregados) como do Setor Público (+2 mil empregados) registraram avanço no número de empregados em junho.

Tabela 2 – Estimativas do número de ocupados, segundo posição na ocupação – Distrito Federal – maio e junho de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan

Por fim, o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados apresentou uma alta. Entre abril e maio, houve um aumento de 2,4%, levando para R$ 4.018,00 o valor recebido pelos trabalhadores ocupados. Em relação a maio de 2021, o resultado é de avanço de 5,02%.

Tabela 3– Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – maio e junho de 2022

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: CAECO/DIEPS/IPEDF Codeplan