PED: DF registra estabilidade no desemprego em dezembro

  • A taxa de desemprego do Distrito Federal ficou em 18,0% em dezembro de 2020. O resultado é superior ao registrado em novembro (17,8%).
  • A taxa de participação apresentou uma estabilidade, em 64,4%,-0,1% em comparação com novembro de 2020.
  • O setor de serviços foi o único a apresentar contratações em dezembro, empregando mais 4 mil pessoas em relação a novembro de 2020.
  • Indústria de Transformação registrou maior variação percentual negativa, com 4,3 %. Já a Administração Pública, Defesa e Seguridade Social apresentou a maior queda absoluta, com 5 mil pessoas a menos.
  • O rendimento médio real dos ocupados cresceu 0,7% em novembro ante outubro de 2020.

Gráfico 1 – Evolução da taxa de desemprego e da taxa de participação – Percentual (%) – Distrito Federal – abril a dezembro de 2020

Fonte: PED – CODEPLAN. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.

Em dezembro de 2020, o número de desempregados do Distrito Federal foi estimado em 291 mil pessoas, representando 18,0% da população economicamente ativa, pessoas em idade de trabalhar e que buscam por uma vaga no mercado de trabalho. Em comparação com o mês anterior, esse valor representa um acréscimo de 1,0% em relação aos 288 mil desocupados em novembro. No mesmo período, a taxa de participação se mostrou estável, com uma diminuição de apenas 0,1 ponto percentual (p.p.).

O aumento da desocupação na capital federal se deve, principalmente, a uma combinação da redução do número de ocupados na região, que contribuiu para elevar o índice em 0,4 p.p. e do aumento da população em idade ativa para trabalhar (+0,2 p.p.), conforme apresentado no Gráfico 2. A decisão de não procurar emprego no mês de dezembro, que influenciou a queda na taxa de participação, colaborou para que a taxa de desemprego não fosse ainda maior (-0,1 p.p.).

Gráfico 2 – Decomposição da variação da taxa de desemprego – Pontos percentuais (p.p.) – Distrito Federal – dezembro de 2020

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O total de ocupados registrou uma queda de 0,2% em comparação com o mês de novembro, tendo os setores de Administração Pública, Defesa e Seguridade Social (-5 mil pessoas), Comércio e Reparação (-4 mil pessoas) e Construção (-3 mil pessoas) se apresentado como os maiores pesos para esse resultado negativo. Por outro lado, o setor de Serviços foi o único a ter observado crescimento no número de ocupados no setor e contribuiu positivamente com 4 mil pessoas.

Tabela 1 – Estimativa do número de ocupados, segundo setores de atividade – Distrito Federal – novembro e dezembro de 2020

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

A queda no número de ocupados foi impactada pelo resultado negativo do Setor Público, que registrou uma diminuição de 9 mil pessoas na sua base, e que não foi possível ser revertida pelo aumento no Setor Privado, que obteve 3 mil novos trabalhadores com carteira assinada. Trabalhadores Autônomos registrou alta de 1 mil pessoas (0,4%), enquanto os Empregados Domésticos tiveram queda de 1 mil pessoas (-1,3%). Já as Demais Posições contribuíram positivamente, com aumento de 3 mil pessoas (3,0%).

Tabela 2 – Estimativas do número de ocupados, segundo posição na ocupação – Distrito Federal – novembro e dezembro de 2020

Fonte: PED-DF. Convênio Codeplan e Dieese. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN

O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados registrou alta de 0,7% em novembro em relação ao mês anterior, refletindo os ganhos do emprego do setor privado, que registrou alta de 2,0% em comparação com o mês de outubro.

Tabela 3 – Estimativas consolidadas da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal – novembro e dezembro de 2020

Fonte: PED – CODEPLAN. Elaboração: GECON/DIEPS/CODEPLAN.